De que está à procura ?

Publireportagens

Páscoa 2020: caminhe até 12 de abril de forma diferente

A data do domingo de Páscoa de 2020 está confirmada: 12 de abril.

Enquanto uns já se estão a preparar para a Quaresma e para todos os momentos religiosos que se aproximam, outros não aderem a esse momento e preferem mostrar a sua fé de outras formas.

Para que não perca a Quaresma, porque não caminhar pela mesma de forma diferente? Temos algumas ideias para si mais abaixo. Mas antes deixe que lhe demos uma abordagem rápida e simples sobre a Páscoa e os momentos que se antecedem à mesma.

Páscoa e os momentos que a antecedem

A Quaresma é um período que antecede a Páscoa cristã e que está associada a alguns rituais por parte da comunidade. Este período tem como objetivo preparar a comunidade de fiéis para a celebração da festa pascal.

Esta preparação é feita através de um momento de jejum – mais recentemente, abstinência de carne e outros alimentos vistos como exageros –, caridade e orações. Muitos fiéis praticam a abstinência de carne apenas às sextas-feiras.

Outra tradição que faz parte da Quaresma é a Via-Sacra. Este é um exercício espiritual que ajuda a reviver a paixão e morte de Cristo, ou seja, é acompanhado o caminho que Este percorreu, por meio de orações. Caso queira ter este momento no seio familiar, encontra a “Nova Via Sacra da Família”, a 2,5€, na Holyart.

Já a celebração da Páscoa esta associada à ressurreição de Cristo, após o grande momento de sofrimento e morte. Este é dia de missa para todos os fiéis.

Celebrações da Páscoa no mundo

Em alguns locais do mundo, a sexta-feira santa e o domingo de Páscoa são feriados nacionais, mas esta não é uma regra em todas as localidades.

Quanto às celebrações, fiéis que seguem o cristianismo dirigem-se à missa e cumprem todas as tradições mencionadas acima. Já para quem não pratica a religião ou não se identifica com a mesma, os ovos e o coelho são os símbolos associados.

Estes ovos são trocados entre amigos e familiares, normalmente ovos de chocolate. A tradição mais antiga consiste em usar os ovos de galinha para pintar a gosto. O coelho da Páscoa é uma personagem associada e que distribui ovos pelas crianças. Em alguns locais, ocorre a caça aos ovos da Páscoa, ideal para crianças.

Como se preparar para a Páscoa de forma diferente?

Alguns fiéis podem ter dificuldade em seguir os princípios e tradições da Quaresma, mas isso não tem de ser um impedimento – e, muito menos, tem de fazer um sacrifício maior do que aquele que aguenta.

Algumas ideias que podem ajudá-lo a restaurar a fé, mesmo não seguindo totalmente os princípios tradicionais, encontram-se de seguida. Lembre-se, no entanto, que rezar pode – e deve – fazer parte da sua rotina.

1. Museus

Dependendo dos museus escolhidos, pode realmente renovar a sua fé e sentir-se mais próximo de Jesus Cristo, assim como de alguns santos.

Um dos museus portugueses que pode visitar é o Museu de Cera de Fátima, pois este relata as aparições de Fátima que se seguiram à Primeira Guerra Mundial e que ficaram conhecidas em várias partes do mundo. Estas aparições resultaram em milagres, tanto físicos como espirituais.

Porque não visitar um museu por semana até à Páscoa ou tirar um dia semanal totalmente destinado à visita de museus?

2. Livros

Um livro por semana seria fácil de alcançar para si? Ou um de duas em duas semanas? Seja qual for a frequência, os livros religiosos são uma excelente forma de restaurar a sua fé durante estas semanas.

Alguns livros que recomendamos são o “Todos os caminhos levam a Roma”, “Cristianismo Puro e Simples” ou “Eu Sou uma Missão: Testemunho Cristão da Vida”. Voltar a rever a bíblia também pode ser bom para si.

3. Aplicações móveis

Por último, trazendo um pouco de tecnologia, pode usar aplicações móveis para rezar diariamente até à Páscoa. Uma das aplicações que recomendamos para esse efeito é “Passo a Rezar”.

A aplicação tem excelentes conteúdos e, caso prefira, pode usar o website oficial.

Seguir a tradição é importante, mas mais importante é restaurar a sua fé e, por vezes, um caminho diferente pode ser mais eficaz.

 

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA