De que está à procura ?

Lifestyle

Paris: Cinema português no festival Parfums de Lisbonne

© DR

A 18.ª edição do festival Parfums de Lisbonne decorre entre maio e julho e volta a afirmar-se como uma ponte cultural entre Portugal e França. Com o artivismo como tema central (a intersecção entre arte e ativismo) o evento tem um dos seus pontos altos este fim de semana, 21 e 22 de junho, em Paris com, entre outras coisas, a exibição de dois filmes portugueses.

No dia 21, às 11h00 (hora local), o cinema MK2 Beaubourg acolhe a exibição do filme “A Flor de Buriti” (2023), de João Salaviza e Renée Nader, seguida de um debate sobre as formas de resistência no cinema contemporâneo, com a presença do académico Régis Salado.

Já no domingo, 22 de junho, às 16h00 (hora local), a Maison du Portugal recebe a sessão oficial de abertura do festival, com uma performance poética e musical em francês e português. Em palco, os intérpretes da Companhia Cá e Lá misturam poemas, canções e textos inspirados em autores como Mahmoud Darwich, Christian Bobin e Chico Buarque.

O festival prossegue no dia 28 de junho, novamente no MK2 Beaubourg, com a exibição do filme “Grand Tour” (2024), de Miguel Gomes, seguida de uma conversa com Gonçalo Cordeiro, diretor-adjunto do Departamento de Português da Universidade Paris-Nanterre.

Organizado pela Companhia Cá e Lá, em colaboração com o CRILUS (Centro de Pesquisas Interdisciplinares sobre o Mundo Lusófono) o festival apresenta uma programação plural que dá voz a expressões artísticas ligadas ao compromisso cívico e às causas sociais. Trata-se de um festival pluridisciplinar que inclui teatro, poesia, dança, música e cinema.

Veja a programação completa do festival aqui.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA