Paris: Artistas portugueses marcam presença no festival Chantiers d’Europe

Entre 5 e 29 de junho, o festival Chantiers d’Europe vai destacar três espetáculos portugueses: B Fachada, Tânia Carvalho e Teatro do Vestido. As apresentações ocorrerão em diversos palcos do Théâtre de la Ville de Paris, sob a direção de Emmanuel Demarcy Mota.
Sob o tema “O palco europeu perante os desafios do presente”, no dia 5 de junho, às 20h00 (hora local), B Fachada apresenta-se durante uma hora no teatro Les Abbesses. “Autor, compositor, multi-instrumentista e produtor, compôs desde 2007 mais de 10 álbuns que exploram temas que vão da tradição à pop experimental. […] As suas atuações são uma mistura constante de humor e poesia, acústico e eletro”, refere a organização.
O Teatro do Vestido apresenta a peça “Intimidades Com A Terra” entre 23 e 24 de junho pelas 20h00 (hora local) no teatro Sarah Bernhardt. De acordo com o Théâtre de la Ville, trata-se de “um espetáculo sobre a terra, as suas espécies, os primórdios da antropologia e a metodologia desta ciência”. Segundo o LusoJornal, neste espetáculo, Joana Craveiro, regressa ao formato de solo aprofundado, no qual vai ao cerne dos temas que se propõe abordar, oferecendo ao espectador uma viagem, um pacto de descoberta e exploração mútuas. A peça abre com um prólogo interpretado por Estêvão Antunes e Tânia Guerreiro.
Nos dias 28 e 29 de junho pelas 17h00 (hora local) no teatro Sarah Bernhardt é a vez da dançarina Tânia Carvalho apresentar o espetáculo “As I Could Stay There for Ever”. “Entre a ondulação e a segmentação, este solo mergulha o espetador num estado quase hipnótico”, afirma a organização.
A temporada do festival Chantiers d’Europe inclui também apresentações de artistas da Bélgica, Itália, Espanha, Grã-Bretanha e Irlanda. Este ano, o evento celebra os seus 15 anos de existência, com o intuito de proporcionar uma visão mais abrangente da Europa.