De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Colunistas

PALAVRAS COM HISTÓRIA: Calendário

Neste início de novo ano, é apropriado falar de uma palavra que corresponde ao sistema de divisão do tempo em anos, meses e dias e que existiu em todas as civilizações – o calendário. O nome em português tem origem na palavra latina calendarium.

Mas, qual o porquê dos Romanos terem assim chamado esse sistema de divisão do tempo? Simplesmente porque o calendarium era um livro onde se registavam as dívidas, normalmente no primeiro dia de cada mês, dia esse chamado calendas. Ao quinto ou sétimo dia do mês (conforme os dias que tinha o mês respectivo) chamavam os Romanos nonas, e o meio do mês (13° ou 15° dia, igualmente conforme o número de dias do mês) tinha o nome de idos. Segundo os registos históricos, Júlio César foi assassinado nos idos de Março, portanto, a 15 de Março.

Com o decorrer do tempo, este sistema de registo passou a ter outras utilizações, tornando-se num almanaque em que se indicam os dias, meses, festas religiosas e outras festividades semelhantes para o período desse ano.

Existem mais de 40 calendários em uso no mundo, mas que podem ser agrupados em três tipos: lunar, solar e lunisolar. No Ocidente, como aliás na maior parte dos países do mundo, utiliza-se o calendário solar, todavia com algumas variantes que não interessa aprofundar neste texto. Os países islâmicos seguem o calendário lunar, e Judeus e Chineses, por exemplo, usam o lunisolar. Dentro dos vários tipos de calendários solares, no Ocidente seguimos o calendário gregoriano, introduzido em 1582 pelo Papa Gregório XIII. O calendário gregoriano, também chamado calendário cristão, é uma reforma sofisticada do anterior calendário juliano, introduzido por Júlio César em 46 A.C. e, já por sua vez, uma reforma do calendário romano.

A título de curiosidade, a expressão “para as calendas gregas” significa “nunca”, pois os Gregos não tinham calendas…

Dulce Rodrigues

http://about.me/dulcerodrigues

www.facebook.com/author.dulce.rodrigues

www.barry4kids.net

Dulce Rodrigues

http://about.me/dulcerodrigues

www.facebook.com/author.dulce.rodrigues

www.barry4kids.net

Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor.