De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Lifestyle

Padre DJ transmite música e mensagens na Internet

Um padre da Póvoa de Varzim, distrito do Porto, está a usar as redes sociais para transmitir mensagens de sensibilização sobre a pandemia da covid-19 e partilhar algumas das suas atuações como DJ de música eletrónica.

Guilherme Peixoto, responsável pelas paróquias das freguesias de Laúndos e Amorim, desenvolveu o gosto por este estilo musical há vários anos, partilhando-o na comunidade ao atuar como DJ num espaço da paróquia, mas, também, em vários eventos para qual é convidado.

Agora, com as regras de confinamento ditados pela propagação do coronavírus, decidiu, a partir de casa, mostrar alguns dos seus ‘sets’ através da Internet, transmitindo-os nas redes social como forma de entretenimento para quem está a cumprir quarentena, mas também para complementar as suas mensagens de sensibilização de como lidar com pandemia.

“Comecei a fazer uns vídeos com as normas de prevenção, e apesar de não ser fácil mudar os hábitos, tiveram muitas visualizações e partilhas. Percebi que se mostrasse algumas destas brincadeiras como DJ podia ter ainda mais alcance na mensagem que queria transmitir e alertar para a gravidade da situação”, disse o sacerdote à Agência Lusa.

Guilherme Peixoto, de 45 anos, acredita que esta é uma forma de “apelar a que as pessoas fiquem em casa e assim protejam a sociedade”, usando um formato que pode ser “lúdico, mas ao mesmo tempo informativo”, onde inclusive partilha questões práticas relacionadas com a Igreja e também as atividades do seu dia à dia.

“Os vídeos têm tido milhares de visualizações, inclusive em outros países como Inglaterra e Brasil. Tenho até médicos amigos que nos comentários vão dando conselhos e alertando para toda esta situação. O importante é educar as pessoas, pois se fizesse um vídeo muito sério ninguém ia ver até ao fim”, disse o padre, que é natural de Guimarães.

Apesar de há mais de uma década ter este passatempo como DJ, nomeadamente num espaço da paróquia de Laúndos, apelidado de ‘Ar de Rock’ que funciona no verão, Guilherme Peixoto garantiu que “nunca tinha feito vídeos a passar música ao vivo”, mas tem sentido que as redes sociais têm permitido “uma proximidade com a comunidade que nunca antes existiu”.

O sacerdote, que é também responsável pelas comunicações sociais do Arciprestado da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, tem ajudado outras paróquias da região a usar estas plataformas digitais para transmitir a mensagem da igreja e divulgar as homilias.

“Muitos padres e paroquias não tem conhecimentos nem equipamentos para usar estas ferramentas, e tenho-os ensinado e ajudado a adaptarem-se. Além de conseguirmos divulgar as missas e o terço do Santuário de Fátima e do nosso Arcebispo D. Jorge Ortiga, fizemos uma parceira com um jornal local para todos os dias, numa diferente igreja do concelho, transmitir-nos a homilia e o evangelho”, descreveu Guilherme Peixoto.

O clérigo garantiu que continuará com esta atividade nas redes sociais, até porque acredita “que mesmo depois das coisas melhorarem as igrejas vão demorar a ser reabertas”.

“Provavelmente as igrejas serão dos últimos espaços a reabrirem. Não vamos passar de um estado de isolamento a ter as igrejas cheias de gente. Ainda assim, quando isto acabar acho que vamos todos conseguir comunicar melhor e, sobretudo, sermos mais solidários e preocupados com o próximo. E muita gente vai precisar de ser ajudada”, desabafou o sacerdote.

Enquanto isso, o padre Guilherme Peixoto continuará a informar e entreter comunidade com as suas atuações como DJ, que estão programadas para sexta-feira à noite e domingo à tarde.

SOZINHO EM CASA ✜ vida de padre ✜ Ep. 03 ✜ 22Mar20

✜ HORÁRIOS 𝗗𝗢𝗠𝗜𝗡𝗚𝗢 𝟭𝟭𝗛𝟬𝟬 ࿇ Eucaristia presidida por D. Jorge Ortiga ࿇ 𝗹𝗶𝗻𝗸 Arquidiocese de Braga𝟭𝟭𝗛𝟬𝟬 ࿇ Eucaristia em direto do Santuário de Fátima ࿇ 𝗹𝗶𝗻𝗸 Agência Ecclesia𝟭𝟱𝗛𝟬𝟬 ࿇ Programa Ecclesia ࿇ 𝗹𝗶𝗻𝗸 Agência Ecclesia𝟮𝟭𝗛𝟯𝟬 ࿇ Terço em direto do Santuário de Fátima ࿇ 𝗹𝗶𝗻𝗸 Agência Ecclesia✜ HORÁRIOS 𝗦𝗘𝗠𝗔𝗡𝗔𝟭𝟭𝗛𝟬𝟬 ࿇ Eucaristia em direto do Santuário de Fátima ࿇ 𝗹𝗶𝗻𝗸 Agência Ecclesia𝟭𝟱𝗛𝟬𝟬 ࿇ Programa Ecclesia ࿇ 𝗹𝗶𝗻𝗸 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗮𝗰𝗼𝗺𝗽𝗮𝗻𝗵𝗮𝗿 Agência Ecclesia𝟭𝟴𝗛𝟬𝟬 ࿇ Eucaristia presidida por D. Jorge Ortiga ࿇ 𝗹𝗶𝗻𝗸 Arquidiocese de Braga𝟮𝟭𝗛𝟯𝟬 ࿇ Terço em direto do Santuário de Fátima ࿇ 𝗹𝗶𝗻𝗸 Agência Ecclesia✜ 𝗦𝗘𝗫𝗧𝗔-𝗙𝗘𝗜𝗥𝗔𝟭𝟲𝗛𝟬𝟬 ࿇ Catequeses com o bispo D. Nuno Almeida ࿇ 𝗹𝗶𝗻𝗸 Arquidiocese de Braga𝗣𝗔𝗥𝗧𝗜𝗟𝗛𝗔 𝗗𝗢 𝗗𝗜𝗔 ✜ Laboratório da féA visão do Laboratório da fé é tornar-se uma referência em propostas que proporcionem a (re)descoberta do caminho da fé, através do «diálogo, encontro e intercâmbio entre as pessoas» (Cristo Vive, 87), em especial entre os jovens, e da formação de todos os agentes pastorais (evangelizadores).O Laboratório da fé, entre outros apoios pastorais, disponibiliza todas as SEXTAS um vídeo com uma mensagem sobre a liturgia do domingo, e aos SÁBADOS partilha um documento para a ajudar as famílias a rezar juntas, tendo sempre um desafio para os mais novos.E não esqueçam, rezem o terço, rezem em família, rezem muito.Partilhem as fotos e vídeos a rezar com o hashtag #familiadomestica. Este é o melhor conforto que podem trazer neste momento aos vossos párocos.#euficoemcasa #ficaemcasa #stayathome #covid_19 #covid #athome

Gepostet von Ar de Rock Laúndos am Samstag, 21. März 2020