Ouro alcança máximo histórico com aumento dos temores económicos

Os preços do ouro registaram um novo recorde esta terça-feira, impulsionados pelo aumento das preocupações com uma desaceleração económica, agravadas pelas vendas a retalho nos EUA, que ficaram aquém das expectativas. As políticas protecionistas do Presidente Donald Trump continuam a lançar incerteza sobre a economia norte-americana, levando a revisões em baixa das projeções de crescimento global.
Este cenário frágil aumentou a expectativa em torno da reunião da Reserva Federal desta quarta-feira. Embora se preveja a manutenção das taxas de juro, os investidores analisarão atentamente as projeções atualizadas do banco central e as declarações do presidente da Fed, Jerome Powell, em busca de pistas sobre futuras decisões de política monetária. Uma abordagem mais acomodatícia poderá reforçar a atratividade do ouro, enquanto uma postura mais restritiva poderá impulsionar os rendimentos dos EUA, limitando novos ganhos do metal precioso.
Entretanto, as tensões geopolíticas poderão continuar a oferecer suporte adicional ao ouro. O agravamento das tensões no Médio Oriente poderá sustentar a procura por ativos de refúgio. No entanto, eventuais avanços positivos no conflito entre a Rússia e a Ucrânia poderão melhorar o sentimento dos investidores e limitar a valorização do ouro.
Rúben Ferreira, chefe de operações em Portugal na FlowCommunity