De que está à procura ?

Portugal

Oliveira do Bairro tem plano para integrar migrantes

Oliveira do Bairro vai promover três “encontros interculturais” no âmbito da elaboração do Plano Municipal para a Integração de Migrantes, projeto desenvolvido em parceria com o Alto Comissariado para as Migrações.

“O concelho de Oliveira do Bairro tem vindo a ser, desde há longos anos, local de partida e de chegada para muitos migrantes, estando a autarquia a trabalhar, em parceria com várias entidades, na criação de condições para a sua completa integração”, avança Lília Ana Águas, vereadora da Ação Social.

O município bairradino tem recebido nos últimos anos uma larga comunidade de luso-venezuelanos, que se instalaram também nos concelhos vizinhos de Aveiro, Ílhavo, Vagos e Mira.

Os encontros interculturais estão marcados para os dias 07, 19 e 26 de fevereiro. O primeiro vai realizar-se na Escola Secundária de Oliveira do Bairro, contando, sobretudo, com a participação dos jovens imigrantes que frequentam este estabelecimento de ensino.

“Este primeiro encontro tem como objetivo ouvir de viva voz as preocupações destes alunos, as suas necessidades, expectativas e eventuais propostas de solução para os problemas de integração que possam estar a enfrentar”, refere a vereadora.

Lília Ana Águas reforça que “é importante” conhecer os migrantes, “ouvir as suas histórias e perceber quais as principais dificuldades que enfrentam, após uma mudança tão radical nas suas vidas”.

Os dois “encontros interculturais” seguintes vão realizar-se na Extensão de Saúde de Oiã (19 de fevereiro) e no Centro de Saúde de Oliveira do Bairro (26 de fevereiro).

Os encontros, acrescenta a vereadora, têm o objetivo de facilitar a participação local dos imigrantes na recolha de informação, que servirá de base ao planeamento da futura intervenção do município.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA