De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Publireportagens

OGBL elegeu mais 9,74% de delegados no setor da construção

Temos vindo a fazer o esmiuçamento, setor por setor, dos resultados da OGBL nas Eleições Sociais 2019 no que diz respeito às delegações do pessoal nas empresas. Hoje, os setores da Construção e Engenharia Civis, dos Ofícios da Construção e das Construções Metálicas.

O resultado da OGBL nestes setores foi muito bom se comparado com as eleições sociais de 2013. A nossa central sindical apresentou 603 candidatos a delegações do pessoal quando tinham sido apenas 533 em 2013, o que representa um aumento de 11,6%. Destes 603 candidatos apresentados foram eleitos 462, quando há seis anos tinham sido eleitos apenas 417, o que significa uma progressão de 9,74%.

Desta vez, o sector da Construção conseguiu eleger 247 delegados efetivos e 215 suplentes, quando em 2013 tinham sido apenas 217 efetivos e 200 suplentes, ou seja +12,1% e +7%, respetivamente.

A OGBL guarda a sua posição de sindicato maioritário do setor e é mesmo a única presença sindical em delegações do pessoal de firmas como a CDCL, Soludec, Bonaria & Fils, Ferrac, Lazzara, Wiesen Piront, Weber Cie, CBL, entre outras, e foi a grande vencedora em empresas como a Felix Giorgetti, Tralux, CLE, Poeckes, Grupo Sopinor, Prefalux, entre outras.

Em relação a 2013, o número de empresas em que a OGBL já estava e ainda reforçou mais a sua posição foi de 11,8%. São casos disso o grupo Baatz, Stugalux Constructions e Solid. Em empresas como a CLK, Soclima, Decker-Ries, ESAS e outras, a OGBL conseguiu mesmo uma maioria de mandatos nas delegações do pessoal.

O mesmo aconteceu no setor dos eletricistas, instaladores de elevadores, instaladores sanitários e de climatização, ladrilhadores, marceneiros, e outros ofícios da construção, no qual a OGBL reforçou a sua presença em muitas empresas e noutras é o único sindicato em presença, como na Socom, Lux-Power, Paul Wagner, OTIS ou Veolia, Ferinox, Thyssenkrupp, Imecolux, etc. A OGBL entrou pela primeira vez num maior número de empresas do setor dos Ofícios da Construção. Saliente-se, por exemplo, a primeira vitória da OGBL nos Bétons Feidt.

Esta enumeração de empresas onde a OGBL está presente não é exaustiva. A lista completa de empresas e o número de delegados eleitos por empresa pode ser consultada na última edição da revista da OGBL, “Aktuell” n°2/2019, publicada no início de abril.

Resumindo, a nível global deste gigantesco setor socioprofissional – Setor da Construção e Engenharia Civis, Ofícios da Construção e Construções Metálicas – o maior em termos do número de trabalhadores, cerca de 45 mil pessoas, a OGBL continua a ser o sindicato maioritário.

Agenda:

18 de Maio, 8h30-12h30: 7ª Conferência Nacional da Imigração do Departamento dos Imigrantes da OGBL no Centro de Formação e de Seminários (CEFOS), em Remich (12, rue du Château). Com: Nora Back, secretária-geral da OGBL; José Fernando Alves, presidente do Departamento dos Imigrantes; e Eduardo Dias, secretário central do Departamento dos Imigrantes. O tema da conferência é: “Mais alojamentos, melhores condições de trabalho, menos discriminações”.

8 de Junho, 16h-20h: Jornada Sindical do Sindicato dos Transportes da OGBL-ACAL na Maison Syndicale, em Dudelange (31, avenue Grande-Duchesse Charlotte).

——

=> A OGBL explica e informa. A OGBL é a n°1 na defesa dos direitos e dos interesses dos trabalhadores e dos reformados portugueses e lusófonos. Para qualquer questão, contacte o nosso Serviço Informação, Conselho e Assistência (SICA), através do tel. 26 54 37 77 (8h-17h) ou passe num dos nossos escritórios: 42, rue de la Libération, em Esch-sur-Alzette; 31, rue du Fort Neipperg, na cidade do Luxemburgo; e noutras localidades. Saiba onde se situam as nossas agências no Grão-Ducado e nas regiões fronteiriças em www.ogbl.lu.