De que está à procura ?

Publireportagens

OGBL avança no setor da Energia e dos Serviços

Temos vindo a fazer o esmiuçamento, setor por setor, dos resultados da OGBL nas Eleições Sociais 2019, tanto nas delegações do pessoal nas empresas, bem como nos oito grupos sócio-profissionais em que apresentou candidatos para a Câmara dos Assalariados (Chambre des salariés, CSL). Hoje, em análise, os setores da Energia e Serviços, e o setor bancário, financeiro e dos seguros.

Energia, vigilância, telecomunicações e outros serviços

A OGBL regista uma clara progressão no setor da energia e dos outros serviços (vigilância, informática, telecomunicações), nos quais apresentou mais de 400 candidatos em mais de 70 empresas. O resultado é muito positivo com 156 delegados efetivos e 143 suplentes, o que significa um aumento de 20% nos efetivos relativamente a 2013. No balanço final, a OGBL conseguiu eleger quase 75% dos candidatos que apresentou.

No setor da energia, a OGBL assegura uma maioria absoluta invertendo a tendência na maior empresa do ramo, a Encevo, onde conseguimos eleger 9 delegados em 14, e somos o único sindicato em empresas como a Sudgaz, EEW e a Sudstroum.

Junto das empresas de vigilância, a OGBL também sai reforçada. Somos maioritários na Séris Security, impusemo-nos na G4S Security Solutions (11 mandatos em 15) e em algumas empresas onde apresentámos candidatos pela primeira conseguimos eleger delegados efetivos: Dussmann Security, Securitas e Brinks Security.

Noutras empresas do setor dos serviços, em plena expansão, a OGBL confirmou e alargou a sua posição. Mantivemos a posição de maioritários em empresas como a SES, TIVO/ROVI, Parkolux-Parking Guillaume, SNCA, ACL Services e WSA. E entrámos pela primeira vez em empresas como a Atos, EBRC, Jindal, Getronics, Ginge Kerr, Skype, HP, Luxspace ou Vodafone. E a OGBL é o único sindicato em empresas como a Delphi, Orange Communications, Katcon, SNCT, Eqos Energie, Intrasoft, Luxcontrol, Luxexpo, Natur & Emwelt, Presta Cylinders e Luxfuel.

O Sindicato da Energia e Serviços afins da OGBL assegura que vai prestar um apoio sem falha a todos os delegados eleitos e acompanhá-los durante todo o seu mandato. Juntos faremos progredir as condições de trabalho neste setor. E vamos continuar a envidar esforços para alargar a nossa presença sindical em novas empresas de modo a representar e defender cada vez melhor os interesses e direitos de todos os trabalhadores do setor.

Banca, finança e seguros

Apesar de ter perdido alguns mandatos em algumas grandes instituições financeiras e bancárias da praça luxemburguesa, a OGBL mantém a sua posição no setor, com um resultado estável. Em contrapartida, a OGBL regista um considerável avanço nas empresas de dimensão média deste setor.

Nos últimos cinco anos o número de trabalhadores baixou neste setor. Em termos comparativos, as empresas nas quais a OGBL apresentou candidatos em 2019 representavam 19 mil trabalhadores quando as empresas em que a OGBL concorreu em 2013 contabilizavam cerca de 22 mil postos de trabalho, ou seja, registou-se um recuo de 12%. O facto é que algumas empresas já não existem, reduziram ou despediram pessoal, transferiram departamentos inteiros para o setor dos serviços ou outros países, ou sofreram reestruturações. No cômputo global, há transversalmente menos delegados a eleger em todo o setor bancário: 331 delegados em 2019.

A OGBL soube conservar e aumentar a sua maioria nalgumas instituições e obteve a quase totalidade dos mandatos noutras delegações como, por exemplo: Edmond de Rothschild, a Bolsa do Luxemburgo, Brown Brother Harriman, Lombard Assurance, Natixis Wealth Management, Skandinaviska Enskilda Banken e ERI Bancaire Luxembourg SA.

Nos quatro principais bancos da praça financeira luxemburguesa, a OGBL dispõe agora de 23 delegados efetivos num total de 78 mandatos no conjunto das delegações do pessoal, enquanto que o LCGB conta 25 e a ALEBA 13. Na BIL-Banque Internationale à Luxembourg a OGBL tem 5 delegados; BGL BNP Paribas: 7 delegados; BNP Paribas Securities Services: 6 delegados; e na RBC IS: 4 delegados.

Nas 9 novas empresas financeiras em que a OGBL apresentou uma lista pela primeira vez também registámos resultados positivos. Assim como no setor dos Seguros, em que a OGBL melhorou igualmente a sua representação, em empresas como a LaLux, Lombard Assurances ou a Baloise.

Agenda:

– 27 de abril, 17h00-19h00, Pétange: Comício político nacional da OGBL para celebrar o 1° de Maio (Meeting National). Local: Centro Desportivo Bim Diederich, em Pétange (30, rue Pierre Hamer). Há parque de estacionamento no local e um autocarro vai fazer a ligação entre a gare de Pétange e o local do comício, entre as 16h30 e as 19h30.

– 29 de abril, 18h00, Bonnevoie: Conferência-debate (em francês e inglês, com tradução simultânea) sobre o Ghana-Luxembourg Trust e o desenvolvimento sustentável justo. Com: Mahutar Abla, representante da República do Gana; Paulette Lenert, ministra da Cooperação do Luxemburgo; Nicolas Schmit, ex-ministro do Trabalho; Jean-Claude Reding, presidente da Câmara dos Assalariados (CSL),  Conny Reuter, secretária-geral da Solidar; Christopher Lilyblad, moderador. Local: CSL-Câmara dos Assalariados (63, rue de Bonnevoie, na cidade do Luxemburgo).

– 9 de maio, 10h00-18h00, Grund: A Festa do 1° de Maio-Dia do Trabalhador foi adiada para o feriado do dia 9 de Maio (devido aos 12 dias de luto nacional decretados pelo Governo na sequência da morte do Grão-Duque Jean). O local da festa mantém-se, a Abadia de Neumünster, no Grund, e o programa das festividades também (grupos musicais, espectáculos, exposições, teatro, stands gastronómicos, ateliers infantis, animações, etc). Organização: OGBL, Abadia Néimënster, ASTI e ASTM.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA