De que está à procura ?

Comunidades

OGBL assina uma convenção coletiva para os trabalhadores da SOCOM

O Sindicato Construção, Ofícios da Construção e Construções Metálicas da central sindical luxemburguesa OGBL e a direcção da SOCOM assinaram, a 11 de dezembro, uma adenda à convenção coletiva de trabalho para os cerca de 530 trabalhadores que emprega aquela empresa. A SOCOM é a maior empresa de instalações elétricas e eletrónicas no Luxemburgo.

A OGBL é o único sindicato na SOCOM e é, assim, o único signatário desta convenção coletiva, numa empresa onde trabalham dezenas de portugueses e lusodescendentes.

O acordo tem a duração de três anos, desde 1 de Janeiro de 2018 (com efeito retroativo) até 31 de dezembro de 2020.

Estes são os principais pontos do acordo:

Os trabalhadores com o antigo estatuto de operários vão beneficiar de um prémio de 295 euros em 2018 e sobem, pelo menos, um escalão na grelha salarial até 2020, o que representa cerca de 2% de aumento no salário, para toda a duração da convenção.

Os trabalhadores administrativos e os que tinham o antigo estatuto ‘employé privé’ (empregado por conta de outrém) vão beneficiar de um aumento salarial de 2,1% em três anos, a contar de 1 de Janeiro de 2018 (com efeito retroativo). Este grupo de trabalhadores passa a ter, a partir de agora, o mesmo número de dias de férias, consoante a antiguidade na empresa e a idade, do que os colegas eletricistas (ou seja : entre 26 dias, de base, até 29 dias, teoricamente).

Um prémio de participação aos benefícios relacionado com os lucros da empresa também está garantido pela direção da SOCOM.

A OGBL faz questão de sublinhar que as negociações decorreram num ambiente construtivo e puderam, por isso, avançar rapidamente.

 

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA