De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Europa

Oeiras quer ser Capital Europeia da Cultura graças à poesia

A promoção da poesia e da língua portuguesa é uma das principais estratégias da Câmara Municipal de Oeiras, no distrito de Lisboa, para ser a Capital Europeia da Cultura em 2027, anunciou hoje a autarquia.

Um prémio de poesia, uma mostra de artes da palavra e a realização de uma bienal internacional de poesia, são alguns eventos já programados para 2021, segundo disse hoje à agência Lusa o comissário da candidatura de Oeiras a Capital Europeia da Cultura, Jorge Barreto Xavier.

“A poesia é um desafio extraordinário para a época contemporânea, porque hoje vivemos um tempo de redução das linguagens, de redução do papel da palavra. E, sem palavra não há democracia”, sublinhou.

Com as atividades que já estão programadas, a Câmara de Oeiras pretende, segundo explicou Jorge Barreto Xavier, “transformar a poesia num instrumento relevante de política cultural e tornar o município na ‘Capital da Poesia e das Culturas de Língua Portuguesa’”.

“Estamos a preparar uma programação intensa no Templo da Poesia [no Parque dos Poetas] e também vamos apresentar um portal na área da poesia. Ao mesmo tempo, há um conjunto de filmes que estão a ser desenvolvidos e um conjunto de ações junto da população”, enumerou.

Além do prémio de poesia, que teve mais de 700 obras a concurso, está prevista uma Mostra de Artes da Palavra (MAP), que decorrerá em junho e que é classificado como sendo um “festival pluridisciplinar e transversal que explora a palavra e a sua relação com outras disciplinas como tema central e força motriz”.

No MAP a poesia estará presente de várias formas, nomeadamente através da música, das artes plásticas, da culinária, estando previsto também a realização de conferências e debates.

Também este ano (16 e 21 de novembro) irá decorrer a primeira edição da bienal internacional da poesia, subordinada ao tema “Poder e Democracia”.

Inserida nesta programação está ainda a criação de uma rádio ‘online’ dedicada à poesia (poesia.fm).

“A partir de Oeiras, a poesia.fm ambiciona ser uma casa aberta ao mundo, um eco de tantas vozes, uma janela para a divulgação internacional de Oeiras como Capital da Poesia e das Culturas de Língua Portuguesa”, pode ler-se numa nota da autarquia.

Os projetos do município de Oeiras para a promoção da poesia podem ser conhecidos através da página da Internet www.palavras27.oeiras.pt.

Aveiro, Braga, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Leiria, Guarda, Oeiras e Viana do Castelo são as cidades que já manifestaram intenção em serem Capital Europeia da Cultura 2027, que decorrerá em simultâneo em Portugal e na Letónia.

Segundo o Ministério da Cultura, “a escolha da cidade vencedora será feita por um júri composto por dez peritos independentes, nomeados por instituições europeias, e para o qual Portugal escolherá dois elementos.

A vencedora será anunciada em 2023.

No passado, Portugal recebeu o título de Capital Europeia da Cultura três vezes: pela cidade de Lisboa, em 1994, do Porto, em 2001, e de Guimarães, em 2012.

#portugalpositivo