De que está à procura ?

Colunistas

O que ganhámos com esta vitória?

O campeonato da Europa 2016 trouxe a todos os portugueses: euforia, satisfação e orgulho, emoções fabulosas e indescritíveis, só compreensíveis por quem já ganhou uma competição deste género.

Em Portugal o futebol corre nas veias de todos, quer sejam amantes ou não, ninguém fica indiferente quando joga a seleção.

Para mim pessoalmente, mas talvez podendo falar de uma forma generalizada pelos portugueses que vivem no estrangeiro, esta vitória teve um sabor muito mas muito especial.

Todos pudemos acompanhar as críticas a que fomos sujeitos ao longo de todo este campeonato: desde não jogarmos nada, a sermos horríveis, a não termos lugar neste campeonato da Europa… Tudo era razão para minimizar e ridicularizar a equipa portuguesa.

As críticas vieram não exclusivamente mas maioritariamente de França. Como residente no estrangeiro e num momento de reflexão, apercebo-me que consigo associar as dificuldades que eu própria tenho sentido no meu percurso desde que saí de Portugal para o Luxemburgo.

E num momento de lucidez apercebo-me o quanto adorei ver a França ser eliminada por Portugal. E dou por mim a tentar perceber o porquê desta associação e apercebo-me que desde que saí do meu país, as minhas habilitações são constantemente colocadas em causa e tudo o que tenha a ver com a cultura e a língua portuguesa é sempre desvalorizado. O facto de se falar uma segunda língua a um bom nível é visto como insuficiente porque não é ao mesmo nível da língua materna e o bom mesmo é ser-se de outra nacionalidade que não a portuguesa. Porque Portugal é um país em crise, muito pobre e desinteressante e por isso as pessoas emigram. Nem sequer temos universidades (como eu já ouvi) e quem “emigra” com estudos e habilitações é convidado a nacionalizar-se no país de acolhimento… Talvez não seja assim em todos os países mas é nos que conheço bem a realidade.

Eu acredito que esta taça premeia-nos enquanto pessoas e realça as nossas enormes qualidades. Enalteçamos o português, é uma língua fantástica que poucos ousam aprender pela sua complexidade. O nosso interesse e facilidade em aprendermos outras línguas é louvável mas convidemos as pessoas que conhecemos a aprenderem outra língua, irão certamente perceber as dificuldades que temos. Incentivemos a aprendizagem da língua portuguesa, que é a 5a mais falada do mundo, à frente da francesa e da alemã.

O nosso povo tem características nobres e humildes, não somos arrogantes e temos por característica o nosso espírito de sacrifício. Não queiramos ser o que não somos mas orgulhemo-nos da nossa identidade como identificada na nossa pátria e marchemos contra os canhões com toda a força e união.

Mostremos o quanto valorizamos o facto de sermos portugueses. Bora lá Portugal!

Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA