De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Comunidades

O português que todos os dias salva vidas na Índia

Tomás Magalhães tem 31 anos e está por trás do projeto Kolkata Monsoon Relief, algo que começou de forma inesperada: “Estava já de regresso a Portugal quando decidi parar mais uma vez em Calcutá. Uma das famílias de rua que conheci, Pooja, Mohidul e três filhos, veio pedir-me 100 a 150 rupias, menos de dois euros, para comprar um plástico para se proteger das chuvas torrenciais”.

Na época das monções, que começa no final de Junho, início de Julho, morrem na Índia centenas de pessoas e aldeias inteiras ficam submersas devido às fortes chuvas. Tomás ficou impressionado com o pouco dinheiro necessário para ajudar a salvaguardar uma família. Foi ao mercado e em vez de um comprou plásticos suficientes para entregar a todas as famílias daquela rua.

Hoje as famílias que vivem na rua recebem muito mais do que isso. Os kits distribuídos atualmente pelo projeto Kolkata Monsoon Reliefcontêm, além do plástico protetor, uma rede mosquiteira, um conjunto de primeiros socorros com algodão, anti-séptico, adesivo, ligaduras e pensos e um livro com noções básicas de inglês, bengali e matemática. Isto tudo por menos de cinco euros.

Foi do seu bolso que Tomás Magalhães tirou uma boa parte do dinheiro, fazendo depois circular um pedido de donativos, primeiro entre a família, depois entre os amigos mais próximos. Rapidamente recebeu 8.800 euros, o suficiente para ajudar 2.200 famílias. Percebeu o impacto da comunicação e acreditou que a causa merecia o esforço de todos os que se quisessem juntar a ela. Sem nunca esquecer a transparência.

“Sei que a confiança nas instituições é fundamental. As pessoas querem saber onde é gasto o dinheiro que estão a dar e por isso uma das primeiras coisas que fizemos foi publicar uma folha de Excel com todos os custos do kit discriminados, da compra de bens ao transporte, passando pela distribuição. Por outro lado, quem faz um donativo procura retorno emocional e é por esse motivo que publicamos fotografias e vídeos das pessoas que estão a ser ajudadas”.

Saiba mais no Facebook em Kolkata Monsoon Relief.