De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Colunistas

O Instituto Espanhol Giner de los Ríos

Há uma polémica interessante em Espanha e que envolve o Instituto Espanhol Giner de los Ríos, um colégio espanhol que fica perto de Lisboa, e é essencialmente frequentado por filhos de casais espanhóis que habitam em Portugal.

Eu vou tentar resumir, mas esse colégio resolveu modificar os horários, e neste momento os putos com mais de 11 anos, possuem uma jornada lectiva que começa às 8.20h e termina às 15.15h. Isto com dois intervalos de 15 minutos no total dessas 7 horas, e sem qualquer tipo de refeição servida aos petizes.

Estalou a polémica com os país dos alunos, a direcção do colégio achou que o assunto era pertinente e colocou-o à consideração dos pais. 70% exigiram que os filhos tivessem uma refeição pelo meio, mas a direcção não resolveu acatar essa votação.

O Ministério da Educação nada português não pode muito fazer porque aquele colégio está fora da alçada…

Só que a CNPDPCJ, soube da notícia e resolveu actuar afirmando que esse horário continuo pode por em perigo o desenvolvimento e bem-estar da criança num período de crescimento e desenvolvimento físico particularmente exigente e que pode por em causa, inclusivamente o seu rendimento escolar.

E está instalada a polémica nos comentários do El Pais.