De que está à procura ?

Mundo

Norte promove turismo e vinhos nos Estados Unidos e Canadá

Empresários do Norte realizam uma missão entre os dias 11 e 18, aos Estados Unidos da América (EUA) e Canadá, para promover o turismo e os vinhos deste território e captar mais negócios, anunciou a organização esta sexta-feira.

A missão empresarial está inserida no projeto “Norte – com o pé dentro…”, que está a ser impulsionado pela Associação dos Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes (AETUR), com sede em Vila Real.

“São mercados importantes para a estratégia nacional do turismo e para a economia portuguesa. Os EUA são o mercado que mais consome, são uma grande potência e é um dos mercados onde Portugal tem vindo a crescer na área do turismo”, afirmou Alberto Tapada, dirigente da AETUR.

Os EUA e o Canadá são, reforçou, “mercados com potencial elevado”, onde as empresas vão “mostrar o que de melhor se faz no Norte de Portugal, no que se refere, essencialmente, aos setores do turismo e do agroalimentar, fundamentalmente na área dos vinhos.

O objetivo da missão é passar a mensagem que o Norte de Portugal “é uma região com um grande grau de autenticidade, segurança, qualidade e modernidade” e que possui “um património de grande valor histórico e cultural, uma riqueza gastronómica ímpar, vinhos únicos e uma crescente dinâmica económica”.

Carlos Maia, também dirigente da AETUR, reforçou que o projeto quer ajudar as empresas “a organizarem-se, internacionalizarem-se e a reforçarem contactos”.

“Algumas participam pela primeira vez em ações de internacionalização. Conseguimos ganhar alguma escala e em termos de logística é mais fácil para as empresas”, sustentou.

Nova Iorque e Boston, nos EUA, são as duas primeiras cidades a receber a comitiva portuguesa.

As empresas, que se espalham pelo Norte do país, desde o Douro, Trás-os-Montes ao Minho, realizam, em Nova Iorque, contactos bilaterais com importadores, distribuidores, operadores turísticos e agentes de viagens.

No dia 13, juntam-se para uma sessão comercial com operadores, distribuidores e jornalistas a bordo do Navio Escola Sagres da Marinha Portuguesa, que estará atracado em Boston.

Para Alberto Tapada, a viagem aos EUA “apresenta-se como estratégica, pois é a possibilidade da região ser evidenciada perante a maior economia do mundo, onde existe o mais alto índice de consumo, sendo que o americano é o primeiro consumidor de viagens em número e em valor”.

No Canadá, as empresas realizarão contactos comerciais em Toronto nos dias 15 e 16.

No dia 17, o Navio Escola Sagres estará atracado em Halifax, também no Canadá, onde decorrerá uma ação promocional com diferentes agentes empresariais e comerciais.

A organização disse que se espera, assim, “desenhar novas parcerias e negócios e reforçar as já existentes”, até porque o Canadá “é o país mais multicultural do mundo o que lhe confere uma enorme importância para a promoção internacional da região”.

O projeto “Norte – com o pé dentro…” prevê um investimento total de 600 mil euros e é cofinanciado em cerca de 340 mil euros pelo FEDER, através do Compete 2020.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA