Neuss e Grândola reforçam parceria de duas décadas

A relação de amizade entre Portugal e a Alemanha voltou a ser destacada na semana passada, com um encontro entre o administrador do distrito de Neuss, Hans-Jürgen Petrauschke, e representantes portugueses. A nova cônsul geral de Portugal, Elisabete Cortes Palma, fez assim a sua visita inaugural ao referido administrador.
Elisabete Cortes Palma destacou os laços e a forte amizade entre a Alemanha e Portugal e as boas relações entre o Rhein-Kreis Neuss e o distrito de Grândola, que se mantém há cerca de vinte anos.
A colaboração entre estas duas regiões foi renovada em 2023, com a visita de uma delegação de Neuss a Portugal. Durante o recente encontro, Hans-Jürgen Petrauschke sublinhou a importância do contacto direto entre os cidadãos das duas localidades e destacou que o Distrito Rhein-Kreis Neuss é uma região cosmopolita e internacional, que valoriza e preserva as suas amizades e parcerias por convicção. “A boa cooperação com os nossos amigos portugueses ajuda a solidificar ainda mais a ideia europeia”, afirmou.
Durante a reunião, foram discutidas formas de redinamizar projetos de intercâmbio entre jovens das duas regiões, reforçando assim os vínculos entre as comunidades. Um dos momentos marcantes desta cooperação será a visita de uma delegação de Grândola a Neuss, em março, por ocasião do 50.º aniversário do Rhein-Kreis.
No encontro, foi ainda salientada a organização da exposição “60 Anos da Comunidade Portuguesa na Alemanha”, que esteve patente no átrio do salão distrital de Neuss homenageando a história e a contribuição da comunidade portuguesa para a sociedade alemã.