De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Lifestyle

Nathalie Afonso entregou tela ao Embaixador de Portugal em Paris

A artista plástica luso-francesa Nathalie Afonso entregou ao Embaixador de Portugal em França, Jorge Torres Pereira, uma tela de homenagem a Aristides de Sousa Mendes e Josephine Baker.

A iniciativa integra-se no âmbito da Saison Croisée 2022 Portugal em França e é mais uma “homenagem ao cônsul de Portugal em Bordéus, Aristides de Sousa Mendes, que entrou no Panteão de Lisboa e à grande Josephine Baker que repousa no Panteão de Paris”, explicou a artista

Para marcar a iniciativa, foi gravada uma “magnífica pedra oferecida pela empresa Batiposa e gravada pela CGK que simboliza a impressão da exposição do nosso coletivo Borderlovers em torno do tema Casais de Sonho que reúne Pedro Amaral Mathieu Sodore Ivo Siqueira de Melo Carlos Farinha e eu”, disse Natahlie Afonso.

“A nossa exposição terá início em Paris em fevereiro, março em Valenton e Yerres, abril em Villeparisis, junho em Lisboa, julho em Vila de Rei, agosto em Tomar, setembro no Porto, outubro em Crosne e Paris”, anunciou a artista.

Nathalie Afonso esxplicou que o número na tela corresponde aos 347 resistentes portugueses que lutaram contra o nazismo em França, cuja história é descrita no livro do jornalista José Manuel Barata-Feyo (“A Sombra dos Heróis”).

Josephine Baker efectuou seis viagens a Portugal que poderá encontrar no livro “Josephine Baker Em Portugal” de João Moreira Dos Santos.

#portugalpositivo