Mulhouse: Português morto em atentado ao tentar desarmar terrorista

Uma português de 69 anos morreu num atentado terrorista em Mulhouse, no leste de França. Segundo as autoridades, citadas pelo jornal Le Monde, o português terá tentado desarmar o terrorista, acabando por ser ferido mortalmente com uma faca.
Emmanuel Macron falou de um “ato terrorista islamista que está fora de dúvida, dada a expressão do autor”, que terá gritado “Allahu Akbar”. O presidente francês manifestou “a solidariedade da nação” francesa com a família da vítima.
Um autor do atentado, um argelino de 37 anos, estava numa lista das autoridades para prevenção do terrorismo, estava submetido a prisão domiciliária e deveria abandonar o território francês. As autoridades já o detiveram.
Além do português, cuja identidade ainda não é conhecida, há dois feridos graves que são polícias municipais. Um deles foi atingido na artéria carótida e o outro no tórax. Três outros polícias ficaram feridos de forma mais ligeira.
“O horror tomou conta da nossa cidade”, lamentou a presidente da Câmara da cidade de Mulhouse, Michèle Lutz, numa mensagem publicada no Facebook. “O rasto terrorista parece ser favorecido neste momento. Isso deve ser naturalmente confirmado a nível judicial”, acrescentou. A autarca expressou os seus “sentimentos fraternos” às vítimas e aos seus entes queridos.