De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Portugal

Morreu o ator Tozé Martinho

O ator e autor português Tozé Martinho morreu, aos 72 anos. No início de novembro do ano passado o ator tinha sofrido uma aparatosa queda e sido submetido a uma cirurgia, mas não foi ainda revelada a causa da morte.

Tozé Martinho é o nome artístico de António José Bastos de Oliveira Martinho. A sua carreira profissional como ator começa em Vila Faia, no ano de 1982. Como guionista foi autor de Roseira Brava, Vidas de Sal, A Grande Aposta, Todo o Tempo do Mundo, Olhos de Água, Amanhecer, Dei-te Quase Tudo, A Outra – produções em que também participou como actor. Entre as novelas acima mencionadas, séries e telefilmes, apareceu em mais de vinte produções televisivas. Nas novelas de que é autor, seleciona um grupo de atores habitual, composto por nomes como João Reis, Estrela Novais, Sinde Filipe, Tareka (sua mãe), Fernanda Serrano e Henriqueta Maia.

Para o cinema participou em filmes estrangeiros como “La guérilléra”, de Pierre Kast, “Le cercle des passions”, de Claude d’ Anna, “Tricheurs”, de Barber Shroeder e “Contrainte par corps”, de Serge Leroy. Em Portugal foi dirigido por José Fonseca e Costa em “Sem Sombra de Pecado”.

Foi diretor de produção na sociedade Atlântida Estúdios, durante quinze anos, e diretor de programas durante dois anos, da RTP-USA (em Newark), estação americana dependente da RTP, que produz conteúdos para a comunidade portuguesa. Foi docente da Universidade Moderna de Lisboa, onde coordenou o Curso Livre de Formação de Atores e regeu as disciplinas de Guionismo e Técnica de Televisão e Cinema.

Publicou “Coisas do Dinheiro”, contos (Cognítio Ed., 1983) e “Dá-me Apenas Um Beijo”, romance (Bertrand Ed., 2003).