De que está à procura ?

Lifestyle

Messejana recorda as suas origens árabes

Clique para ampliar Começaram dia 13 de agosto as festas de Santa Maria em Messejana. Estas festividades irão prolongar-se até ao dia 17 de agosto, nesta vila alentejana, de origem tão antiga que se ignora quem a fundou.

Messejana tem uma história muito rica. O seu nome vem dos mouros, aos quais foi conquistada, em 1235, pelos Cavaleiros da Ordem de Santiago de Espada. A 1 de Julho de 1512, recebeu o Foral Novo de D. Manuel I. Messejana foi ainda sede da Comarca de Campo dOurique, mas o concelho foi extinto em 24 de Outubro de 1855, sendo as suas 7 freguesias repartidas pelos 4 concelhos limítrofes, e a Freguesia de Messejana integrada, até à data, no Concelho de Aljustrel

Esta vila chegou a ter onze igrejas, entre as quais persistem a Igreja Matriz, Igreja da Misericórdia, a recente capela da Aldeia dos Elvas, a Ermida dos Santos Reis e a Ermida de Nossa Senhora da Assunção, ligada às visitações dos frades da Ordem de Santiago, que a administraram entre 1534 e 1755. Além disso, a estada de quatro dias de D. Sebastião, em 1573, nesta vila durante os quais aqui se realizaram 3 touradas, deu origem a uma das mais antigas tradições desta freguesia: a tourada.

Não admira portanto que, por ocasião do 15 de agosto, a história desta vila seja relembrada pela organização das Festas de Santa Maria que, de ano para ano, apresenta um programa cultural e religioso repleto de atividades.

Após a recriação da passagem de D. Sebastião por esta terra alentejana ter sido predominante nos últimos anos, na edição de 2014, haverá uma animação histórica denominada “Messejana Árabe”, que recordará a presença dos mouros nesta vila. Além disso, durante estes dias não faltarão momentos de devoção à virgem Maria com cortejo e procissão, jogos tradicionais e outros desportos, uma exposição de desenhos dos messejanenses Luciano e Rui Conceição, animação infantil, atuações musicais com o Grupo Maravilhas do Alentejo, Lia Fernandes com os Claves de To, CC & Liaça, grupo de sevilhanas “Art Y Compas”, mas também o espetáculo de fado “Em tom de Fado”, uma “Color Beach Party com diversos DJ, e como já é costume todas as noites na Praça 1.ºJulho haverá baile popular.

Como manda a tradição, as atividades ligadas à tauromaquia serão outros momentos muito esperados destas festas que aqui atraem largas centenas de visitantes para assistir à corrida de touros, garraiada à alentejana, comédia taurina e torneio de rodeo-touro mecânico, mas igualmente para conviverem e se reencontrarem com amigos e familiares.

Música e come e bebes não faltarão nestas festas organizadas pela Câmara Municipal de Aljustrel, Junta de Freguesia de Messejana, Irmandade da Misericórdia de Nossa Senhora da Assunção de Messejana, Paróquia de Messejana, movimento associativo e comércio local.

[ Fechado há dois anos continua a atrair turistas ]

[ Viagem Medieval da Feira bate recorde de visitas ]

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA