De que está à procura ?

Motores

Mercedes C 180 Cabrio AMG: beleza unânime

O design da Mercedes é atualmente de beleza indiscutível: trata-se provavelmente da marca alemã com o design mais elaborado e bonito. Ninguém lhe fica indiferente, principalmente quando falamos da linha AMG, mais emocional, desportiva e que oferece o melhor que a marca tem para dar.

Quando olhamos para o Mercedes C Coupé ou Cabrio, sabemos que estamos perante carroçarias adquiridas por minorias, uma vez que a versão sedan de 4 portas é sempre a mais “comum”. Qualquer que seja a carroçaria o Mercedes Classe C é um automóvel dotado de exuberância, requinte, elegância e exclusividade.

Esta versão Cabrio é ouro sobre azul, até porque junta a belíssima carroçaria coupé a uma capota de lona, capaz de nos oferecer os melhores passeios de cabelos ao vento. Não deixando ninguém indiferente, independentemente da idade, estilo ou género.

Este Mercedes C180 Cabrio com pack AMG tem iluminação exterior de boas-vindas, retrovisores rebatíveis eletricamente, jantes de 18 polegadas AMG, luzes LED, parachoques dianteiro desportivo AMG e parachoques traseiro desportivo AMG com duas saídas de escape embutidas no difusor traseiro. A capota do modelo que ensaiamos era preta em tecido, contudo, podemos sempre optar por várias cores como vermelho castanho ou azul sem pagar mais por isso.

No interior os materiais são excelentes: o alumínio é mesmo alumínio e a madeira é mesmo madeira. A versão ensaiada vinha com estofos em couro pretos com pesponto branco, volante desportivo multifunções em pele perfurada, ar condicionado automático de dupla zona, saídas da climatização para os lugares traseiros, acabamentos em metal e madeira de freixo, pedais desportivos em alumínio, sistema de multimédia em ecrã de 7 polegadas, espelhos anti-encandeamento, soleiras das portas em alumínio, sensores de chuva e luminosidade, assim como sensor de proximidade, entre outros.

Todo o ambiente leva a sentirmo-nos como se estivéssemos em casa, até porque se viaja muito à vontade nos lugares dianteiros. Já nos lugares traseiros as viagens não serão fáceis para dois adultos de estatura mais alta. Os assentos são confortáveis e tem um apoio lombar de excelência. O sistema de som apesar de não ser o opcional da Burmester, é bastante agradável.

O espaço para a arrumação e o espaço na bagageira também satisfazem. É fácil arrumar pequenas coisas nas bolsas das portas, no interior “espaçoso” do apoio de braço, ou mesmo na bagageira que tem 285 litros de capacidade que vão até aos 360 litros.

O sistema de multimédia da Mercedes é completo, podia ser mais intuitivo, mas reúne uma excelente qualidade de imagem e informações cruciais acerca do automóvel e estado do mesmo.

No lugar do condutor tudo faz mais sentido até porque o volante tem uma pega extremamente agradável, o assento oferece o apoio e conforto ideal e a posição de condução é formidável.

À medida que devoramos alcatrão apercebemo-nos de uma direção bastante precisa e firme que nos coloca um sorriso de orelha a orelha. Um chassi mais do que competente que permite explorar as capacidades do C180 sem sermos surpreendidos permite imprimir ritmos mais despachados, devido à facilidade na condução.

Através dos modos de condução, pode-se ajustar o Mercedes C180 ao estado de espírito e estilo de condução do momento. Temos ao nosso dispor o modo Eco, Normal, Sport, Sport + e Individual. Estes modos alteram a resposta do acelerador, direção e climatização no caso do modo Eco, permitindo tornar o Mercedes C180 Cabrio mais desportivo, confortável ou económico.

Debaixo do capô está um motor 1.6 litros de 4 cilindros turbo a gasolina com 156cv de potência e 250Nm de binário, associado a uma caixa de 6 velocidades bastante agradável e bem escalonada que envia a potência para as rodas traseiras. Esta receita permite ao Mercedes C180 Cabrio ultrapassar a barreira dos 100km/h em 8,9 segundos e atingir uma velocidade máxima de 220km/h.

Para além da performance comprovada e de todo o conforto, a Mercedes pode gabar-se de ter um motor “redondo”, o que aumenta ainda mais o prazer de condução. O ponteiro das rotações passa por todos os números de uma forma progressiva, que se faz acompanhar de um belo ruído de escape sem exageros, mais fácil de perceber quando circulamos de capota aberta ou de vidros abertos, pois a insonorização é excelente. De capota aberta não sentimos tanto o ruído como acontece noutros cabrios, pelo que é possível viajar de capota aberta com conforto.

No que toca a consumos, tudo depende do pé direito: se este estiver mais em posição “vertical” conseguimos circular na ordem dos 7,5 Litros a cada 100kms; se o pé estiver em posição mais horizontal, não existem milagres!

No que toca à segurança, a EuroNCap classificou o Mercedes Classe C Cabrio com as 5 estrelas nos seus testes. O Cabrio Alemão conseguiu 89% na segurança dos adultos, 79% na segurança das crianças, 66% na segurança dos peões e 53% nas ajudas à condução.

MAIS CARROS EM CAR ZOOM

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA