Frio e neve causaram perturbações nos transportes no Reino Unido e a uma situação potencialmente grave na Alemanha, que acabou por ser menos sério do que os serviços meteorológicos previam.
Vários centímetros de neve caíram em Inglaterra e no País de Gales no sábado à noite. Em West Yorkshire, no norte de Inglaterra, o solo estava coberto por 12 centímetros de neve domingo de manhã, segundo a agência meteorológica britânica Met Office. Até 40 centímetros de neve caíram em algumas áreas acima de 300 metros.
O aeroporto de Manchester, no norte, informou nas redes sociais pouco depois das 07:00 que as pistas continuavam fechadas. As operações foram normalmente retomadas ao final da manhã.
No aeroporto de Liverpool, as equipas estavam domingo de manhã “a trabalhar arduamente para desimpedir a pista”, que também esteve encerrada. A cidade acolheu o jogo da liga inglesa de futebol que opõe o Liverpool ao Manchester United do treinador português Rúben Amorim, e que acabou com um empate.
A neve estava também a afetar o trânsito rodoviário, tendo sido encerradas várias estradas e autoestradas no norte de Inglaterra, e eletricidade foi cortada em várias casas em Inglaterra e no País de Gales.
A neve e a geada também provocaram atrasos e cancelamentos de voos em aeroportos da Alemanha, incluindo Munique, Frankfurt e Estugarda.
O Serviço Meteorológico Alemão alertou para uma “situação meteorológica extremamente grave”, com previsão de chuva gelada durante o dia, após a queda de neve durante a noite. Felizmente, as condições melhoraram rapidamente com um amenizar das temperaturas a meio do dia de domingo. Temperaturas essas que resultam de uma frente quente que atravessa o país vinda do sudoeste e que é responsável pelo risco de gelo nas estradas.
Em vários aeroportos alemães havia domingo de manhã restrições devido à neve e às pistas escorregadias. Foram canceladas 120 descolagens e aterragens das cerca de 1.090 previstas para domingo em Frankfurt, o maior aeroporto alemão, situado no oeste do país.