De que está à procura ?

Comunidades

Master Export: Luxemburgo e Grande Região são importantes para Portugal

O Embaixador de Portugal recebeu na semana passada na chancelaria da Embaixada representantes das associações empresariais de Vale de Cambra e Arouca e de Águeda, na presença da diretora das relações internacionais da Câmara de Comércio do Luxemburgo e de um responsável do futuro clube de empreendedores.

“Ficou clara a importância do Luxemburgo e da Grande Região para os bens e serviços daquelas regiões nacionais e foi desenhado um procedimento para se avaliar o interesse das empresas luxemburguesas na oferta portuguesa”, declarou António Gamito, segundo publicação na página oficial da Embaixada de Portugal no Luxemburgo.

A visita fez parte da iniciativa “Master Export – Internacionalizar a Indústria Metalomecânica e Habitat”, um projeto de Águeda, de Vale de Cambra e Arouca para proporcionar apoio à internacionalização das PME das fileiras do setor da metalomecânica e do habitat com impactos nas regiões Centro Litoral e Norte.

Além da reunião na Embaixada de Portugal anteriormente referida, a delegação empresarial encontrou-se com o BOM DIA, com um representante do jornal Contacto e da Rádio Latina, mas também com empresas de portugueses no Luxemburgo, a Marinho Steel, a Sopinor e a Ferinox, e com Francis da Silva, da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Luxemburguesa.

Veja aqui o balanço da visita efetuado por Carlos Brandão e Óscar Mendes:

A indústria destas regiões “cada vez incorpora mais inovação, tecnologia e diferenciação em tudo o que desenvolve e exporta para todos os tipos de utilização”, afirmou ao BOM DIA o consultor do projeto. “Para além de excelentes vinhos e regiões de turismo, apresenta indústrias de excelência concentradas em algumas regiões. Para duas dessas regiões, e para dois dos seus clusters, surge o Master Export”, explicou Adriano Fidalgo.

Com atividades desenvolvidas nas regiões de Águeda (Região Centro), de Vale de Cambra e Arouca (Região Norte) a AEA e a AECA juntam-se para contribuir para os ganhos de competitividade na exportação das fileiras da Metalomecânica e do Habitat. A exportar para mercados cada vez mais competitivos, os ganhos de competências e a competição assumem maior relevância face à concorrência, e de extrema importância para todas as empresas.

Por isso o Master Export apresenta-se com a missão de “apoiar as empresas das duas regiões em processos bem-sucedidos de internacionalização” criando canais de exportação para países com elevado potencial e geograficamente próximos e capacitá-las para se apresentarem nestes mercados com bens de maior incorporação tecnológica.

A AEA – Associação Empresarial de Águeda, fundada em 1976, centra-se na representação, promoção e a defesa dos interesses comuns das empresas associadas da região de Águeda. A AECA – Associação Empresarial de Cambra e Arouca, fundada em 1991, foi-se afirmando como associação multissectorial de âmbito concelhio, com atuação em Arouca e Vale de Cambra, tendo por missão estudar e defender os interesses relativos a Comércio, Indústria e Serviços, no sentido de promover e praticar tudo quanto possa e deva contribuir para o seu progresso técnico, económico e ou social.

 

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA