De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Desporto

Marcelo: Europeu é um novo ponto alto do futebol português

O Presidente da República saudou este domingo a vitória de Portugal na final do Europeu de Futebol de Sub-19, considerando-a “um novo ponto alto do futebol português”, dos jovens que “fazem acreditar no futuro”.

Na sua mensagem de felicitações aos campeões europeus, divulgada no portal da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa assinala que “a alegria” que os jovens futebolistas “trouxeram a Portugal merece o reconhecimento do Presidente da República” e os “parabéns por esta grande vitória (…), muito sofrida e heroica”.

“Um novo ponto alto do futebol português, destes jovens que nos fazem acreditar no futuro”, termina o chefe de Estado.

Também o primeiro-ministro, António Costa, felicitou a equipa das quinas pela “grande vitória” na final do europeu, na Finlândia, considerando que foi merecida.

“Parabéns à seleção de Portugal, campeões europeus de sub-19! Que grande percurso, que grande vitória! Merecem este título. Parabéns campeões, por mais esta vitória de Portugal”, escreveu o chefe do Governo na rede social Twitter.

Já o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, deu os parabéns à Federação Portuguesa de Futebol e anunciou que vai propor à comissão permanente da Assembleia da República, que se reúne em 6 de setembro, a aprovação de “um voto de louvor e regozijo aos jovens que deram a Portugal mais esta brilhante vitória do futebol português”, é referido numa nota enviada à agência Lusa.

A seleção portuguesa de futebol de sub-19 conquistou este domingo o título europeu do escalão ao vencer a Itália, por 4-3, após prolongamento, na Finlândia.

Esta é a primeira vez que Portugal conquistou este título, competição criada em 2001, depois de três finais perdidas: em 2003, 2014 e 2017.

Portugal já venceu, porém, o Troféu Junior, em 1961, e o Europeu de Sub-18, em 1994 e 1999, competições extintas e que antecederam a criação do atual Europeu de Sub-19.