De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Comunidades

Marcações consulares no Luxemburgo e na Bélgica criam emprego em Alfândega da Fé

Tal como o BOM DIA noticiou, entrou em funcionamento, hoje, dia 26 de novembro, o Centro de Atendimento Consular (CAC) para o Luxemburgo, que assegurará o atendimento, através de telefone e e-mail, a todos os utentes que necessitem de contactar e obter informação junto do Consulado Geral de Portugal.

O CAC para o Luxemburgo dispõe do número telefone +(352) 27302813 e do email cac.lux@ama.pt. O atendimento decorrerá todos os dias úteis entre as 09h00 e as 17h00.

Com o objetivo de valorizar o interior do país e tendo em vista um processo de descentralização administrativa, as linhas do CAC para o Luxemburgo, hoje inaugurado, e para a Bélgica, em funcionamento desde 26 de outubro, são operadas em Alfândega da Fé por oito trabalhadores, que prestam atendimento nas línguas portuguesa e francesa.

Criado no âmbito do novo modelo de gestão consular, o CAC é já um importante mecanismo para agilizar o atendimento aos utentes da rede consular portuguesa em Espanha e no Reino Unido, bem como, desde 2020, na República da Irlanda e na Bélgica. As linhas do CAC para o Reino Unido, Espanha e República da Irlanda são atendidas a partir de Lisboa numa estrutura com 15 operadores e um supervisor.

A atual estrutura do CAC nestes cinco países serve 640 mil cidadãos nacionais, cerca de 150 mil dos quais no Luxemburgo, e envolve nove postos da rede consular portuguesa. Segundo a Secretaria de Estados das Comunidades, está a ser desenvolvida a sua extensão a França, Itália e Países Baixos, prevista para 2021. Concluída esta extensão, o CAC servirá mais de um milhão de cidadãos nacionais no estrangeiro.

O CAC é uma iniciativa em parceria das áreas governativas dos Negócios Estrangeiros e da Modernização do Estado e da Administração Pública, através da Agência para a Modernização Administrativa, inserida no programa Simplex+.