De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Europa

Mais de 50 mil alunos estudam língua portuguesa em Espanha

Em Espanha, pela primeira vez, o número de alunos a aprender português ultrapassou a barreira dos 50 mil. “Uma das duas metas foi atingida”, disse a Coordenadora para o Ensino de Português em Espanha e Andorra, Filipa Soares, que explica que dos 50 mil alunos que aprendem a língua portuguesa no país, 20 mil fazem-no na Estremadura espanhola.

Filipa Soares, que falava à RDP Internacional, também tem a seu cargo Andorra, e considera-se satisfeita com o facto de mais de 200 alunos aprendem a língua portuguesa, entre sistema de ensino integrado e paralelo, em aulas ministradas por dois professores.

“Continuidade é a palavra chave”, disse José Luís Carneiro, e este princípio aplica-se à oferta educativa “em todos os níveis de ensino”, explicou o Secretário de Estado das Comunidades à RDP Internacional, depois da sessão de encerramento, em Lisboa, do terceiro encontro da Rede de Ensino de Português no Estrangeiro.

Luís Faro Ramos, no mesmo evento, destacou o aumento do número de alunos, sobretudo “fora da Europa”. O Presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua apresentou os indicadores que afirma serem positivos e conta com as comunidades portuguesas para a promoção da língua e do seu ensino no mundo. Faro Ramos destacou que “25 países na Europa, África e América oferecem o ensino do português nos currículos escolares”.