Mais de 20 mil portugueses rumaram ao santuário de Fátima em Wiltz

Da capital do Luxemburgo ao santuário de Fátima em Wiltz, no norte do país, são pouco mais de 60 quilómetros, mas a distância parece mais longa aos portugueses que todos os anos fazem uma peregrinação a pé.
Há portugueses, e não só, que partem da capital luxemburguesa ou de outras cidades do país, um dia antes da peregrinação anual ao santuário luxemburguês dedicado às aparições da Cova da Iria para cumprir promessas ou simplesmente para participar na peregrinação.
Outros optam pelos famosos “acampamentos”: ou seja, ficam a dormir na beira da estrada, a caminho de Wiltz e vão celebrando pela noite dentro, de quarta para quinta-feira.
O santuário de Fátima em Wiltz atrai todos os anos entre milhares de portugueses do Luxemburgo, mas resultou de uma promessa feita por luxemburgueses, muito antes da chegada dos primeiros portugueses ao país. Na origem da sua criação está um voto feito por luxemburgueses em 13 de janeiro de 1945, numa altura em que a localidade do norte do Luxemburgo estava sob a ameaça de bombardeamentos alemães.
Com a chegada ao Luxemburgo dos primeiros portugueses, em 1968, iniciou-se uma peregrinação na quinta-feira da Ascensão, que é feriado no Luxemburgo.
A romaria, na qual Marcelo Rebelo de Sousa participou há dois anos, durante a visita ao Grão-Ducado, converteu-se no exemplo mais emblemático da presença portuguesa. Este ano foram mais de 20 mil pessoas, sobretudo portugueses e lusodescendentes a participar na peregrinação que pode ver aqui: