
O Governo da Madeira não tem conhecimento da existência de elementos da comunidade madeirense residente em Inglaterra afetados pelos incêndios que deflagraram na terça-feira em Londres e arredores, informou esta quarta-feira o diretor regional das Comunidades.
“Para já, as informações que temos indicam que não há madeirenses entre as pessoas afetados por esta trágica situação”, diz o diretor regional das Comunidades e Cooperação Externa da Madeira, Rui Abreu, citado numa nota divulgada na região.
No documento, o governante cita a informação que lhe chegou do conselheiro da diáspora no Reino Unido, José Dias.
“Que eu tenha conhecimento, não há ninguém da nossa comunidade que tenha ficado afetado”, assegurou o conselheiro ao Governo da Madeira.
Segundo José Dias, “os fogos atingiram especialmente pequenas vilas nos arredores de Londres e estão longe de atingirem as proporções dos incêndios que lavram em Portugal e em Espanha”.
No entanto, assegurou que vai estar atento para o caso de “surgir algum madeirense que trabalhe ou resida nas quintas atingidas”.
O diretor regional destaca que o executivo regional “vai continuar a acompanhar a situação através de contactos permanentes com os conselheiros da diáspora no Reino Unido”.
Os incêndios que deflagraram na Inglaterra na sequência das elevadas temperaturas “destruíram 41 habitações”, recorda Rui Abreu.