De que está à procura ?

Lifestyle

Lusodescendente candidato a dez Óscares

Os nomeados para a 92.ª edição dos Óscares foram revelados esta segunda-feira numa transmissão global em direto da sede da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, em Los Angeles. O filme “Joker” lidera as nomeações, com 11 categorias a concurso, entre as quais: melhor filme, melhor realizador, melhor ator principal para Joaquin Phoenix, melhor argumento adaptado ou melhor fotografia.

Mas logo a seguir, com dez nomeações estão três filmes: “O Irlandês”, “Era Uma Vez… Em Hollywood” e “1917” (veja o trailer abaixo).

Este último é realizado pelo lusodescendente Sam Mendes. O realizador britânico tem sangue português pois é bisneto de Alfred Mendes, filho de Francisco Mendes, um português obrigado a fugir da Madeira no tempo das perseguições a Robert Kalley. Mais de 2.000 portugueses foram expulsos da ilha por razões religiosas tendo-se refugiado em Trinidad e Tobago, nas Bermudas e nos Estados Unidos.

O bisavô de Sam Mendes, Alfred, tornou-se em Trinidad e Tobago um importante membro da comunidade calvinista portuguesa. Foi um dos fundadores do Portuguese Club local e o seu primeiro presidente, além ainda de ter desempenhado funções como vice-cônsul de Portugal em Trinidad e Tobago entre 1931 e 1948.

Além de Sam Mendes, Portugal tem ainda dois outros representantes: Sérgio Martins e Edgar Martins, que fazem parte da equipa do filme de animação “Klaus”, também nomeado.

É esta a lista dos nomeados para os principais prémios:

Melhor filme: Ford v Ferrari, O Irlandês, Jojo Rabbit, Joker, Mulherzinhas, Marriage Story, 1917, Era Uma Vez… Em Hollywood​ e Parasitas

Melhor realização: Martin Scorsese, Todd Phillips, Sam Mendes, Quentin Tarantino e Bong Joon Ho

Melhor ator principal: Antonio Banderas, Leonardo DiCaprio, Adam Driver, Joaquin Phoenix e Jonathan Pryce

Melhor atriz principal: Cynthia Erivo, Scarlett Johansson, Saoirse Ronan, Charlize Theron e Renée Zellweger

Melhor ator secundário: Tom Hanks, Anthony Hopkins, Al Pacino, Joe Pesci e Brad Pitt

Melhor atriz secundária: Kathy Bates (Richard Jewel), Laura Dern (Marriage Story), Scarlett Johansson (Jojo Rabbit), Florence Pugh (Mulherzinhas) e Margot Robbie (Bombshell: O Escândalo)

Melhor argumento original: Knives Out: Todos São Suspeitos, Marriage Story, 1917, Era Uma Vez… Em Hollywood​ e Parasitas

Melhor argumento adaptado: O Irlandês, Jojo Rabbit, Joker, Mulherzinhas e Os Dois Papas

#portugalpositivo

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA