Lusodescendente bate recorde histórico na equipa francesa de râguebi

Aos 29 anos, o jogador do Toulouse Thomas Ramos entrou para a história do râguebi francês. Na noite deste sábado, frente à Escócia, no Torneio das Seis Nações, o lateral francês de origem portuguesa tornou-se o melhor marcador da seleção gaulesa ao assinalar três grandes penalidades, um ensaio e três conversões (450 pontos).
O recorde pertencia a Frédéric Michalak (436 pontos), que publicou uma mensagem no Instagram para encorajar Ramos a bater o seu recorde. “Thomas, desejo que continues a ter sucesso com um objetivo de mais de 1000 pontos.”
Em janeiro, o jogador do Toulouse ultrapassou o terceiro melhor marcador da seleção gaulesa, Christophe Lamaison (380 pontos). O versátil três quartos, capaz de jogar como abertura ou lateral, ainda tem muitos anos pela frente para tentar chegar aos 1.000 pontos.

O feito aconteceu este sábado à noite, num Stade de France cheio de emoção onde os franceses venceram o Torneio das Seis Nações ao derrotar uma forte equipa escocesa por 35 a 16.
Foi trabalhoso, durante muito tempo. Nunca totalmente dominado. Houve até um toque de preocupação pouco antes do intervalo. E depois, finalmente, graças ao poder destrutivo do seu pacote duplo, à solidez de Yoram Moefana em ambas as extremidades do campo (tackles e 2 ensaios) e a algumas acelerações a que Louis Bielle-Biarrey já nos habituou, os azuis finalmente superaram os escoceses, levantaram voo e garantiram a tão desejada vitória.
Por fim, uma segunda linha na lista de conquistas desta geração de ouro, que até agora contava apenas com o Grand Slam conquistado em 2022.