De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Lifestyle

Luís Marinheiro: Portugal é um exemplo na gestão de resíduos

Luís Marinheiro, vice-presidente do Comité Científico e Técnico da ISWA – International Solid Waste Association, partilhou com o BOM DIA um pouco da sua experiência numa posição de relevo internacional numa área tão sensível. A ISWA é a maior organização mundial de gestão de resíduos, congregando mais de 40 países.

Marinheiro destacou o caminho percorrido por Portugal nesta área. “Portugal é um exemplo paradigmático de como em apenas 10 anos se mudou de práticas” assegura. “Há pouco mais de 15 anos tínhamos cerca de 300 lixeiras no país. Foram erradicadas e substituídas por tecnologias avançadas.”

Numa altura em que as alterações climáticas estão na ordem do dia, o dirigente da ISWA ressalvou a importância de que todos atuem à sua medida e no seu ambiente, seguindo os valores de respeito pelo próximo. “O caminho começa na sensibilização” considera o português. Nesse sentido Luís Marinheiro frisou a importância de cada um, em sua casa, “reduzir o consumo e separar os resíduos”.

O entrevistado abordou também o tema dos plásticos, que admitiu ser um “problema maciço que vai demorar gerações a resolver”. Contudo, não deixou de acrescentar, numa toada positiva, que muitos passos estão a ser dados no sentido de solucionar esse flagelo.

Confira a entrevista completa, em baixo: