Luís Godinho conquista a “Câmara de Prata” nos FEP Awards

O fotógrafo açoriano Luís Godinho voltou a distinguir-se no panorama da fotografia europeia ao conquistar a “Câmara de Prata” na categoria de Reportagem/Fotojornalismo nos FEP Awards 2025. A cerimónia de entrega decorreu a 26 de abril, em Copenhaga (Dinamarca) e contou ainda com uma homenagem da APPImagem – Associação Portuguesa dos Profissionais da Imagem ao trabalho do fotógrafo português.
Com esta nova distinção, Luís Godinho alcança um feito notável: é finalista da sua categoria há sete anos consecutivos, tendo subido sempre ao pódio. Ao longo desse percurso, já arrecadou dois ouros, quatro pratas e um bronze.

Na sua página do Facebook o fotógrafo demonstrou a sua satisfação com a distinção: “Muito feliz e grato por mais esta conquista. Sete anos consecutivos no podio, com um bronze, quatro pratas e dois ouros, mostra a consistência do meu trabalho.”
A edição deste ano premiou três imagens captadas em África, um continente que tem estado no centro do trabalho documental de Luís Godinho. O fotógrafo açoriano continua a destacar-se pela sua capacidade de captar realidades complexas com profundidade e empatia.

Desde o início da sua carreira, Luís Godinho tem somado distinções nacionais e internacionais, entre as quais se destacam o primeiro lugar nos Sony World Photography Awards – National Awards, e prémios nos International Photography Awards, Monovisions Photography Awards, PX3 Prix de la Photographie Paris e Siena International Photo Awards.
Atualmente a residir nos Açores, onde mantém a sua base de trabalho como fotógrafo freelance, Luís continua a projetar a fotografia portuguesa além-fronteiras, contribuindo para o reconhecimento da qualidade artística e documental no cenário internacional.