De que está à procura ?

Lifestyle

Luanda: Exposição questiona papéis sociais e patriarcais

© DR

O Camões – Centro Cultural Português em Luanda recebe, a 6 de março, a inauguração da exposição colectiva “Dores Inventariadas”. A exposição explora criticamente questões ligadas ao patriarcado, questões identitárias, bem como o papel da mulher na construção social, que são transversais aos três países presentes nesta edição.

No campo da arte, estas dores, histórias e narrativas encontram nos meios como o livro de artista, instalação e outros, caminhos que levam a lugares ainda não habitados, a ouvir vozes no silêncio imposto e redefinir os papéis nestas ações.

Com curadoria de Rómulo Rosa, a exposição resulta das pesquisas e processos levados a cabo pelas artistas Cristiane Baltazar (Angola), Anaximadra Bernardo (Angola), Stephanie Silva (Cabo Verde) e Avelino Assumate (Moçambique) no âmbito da residência artística “Eu Entre Nós”, que teve como base de reflexão o romance “Niketche: Uma História de Poligamia”, da autora moçambicana, Paulina Chiziane.

O referido livro conta a história de Rami, casada há vinte anos com Tony, um alto funcionário da polícia, de quem tem vários filhos. Esta descobre que o partilha com várias mulheres, com as quais ele constituiu outras famílias. O seu casamento resume-se afinal a um irónico drama de que ela é apenas uma das personagens.

O evento tem início às 18h00 e a entrada é gratuita.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA