De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Colunistas

LEGO colabora com a NASA no set Estação Espacial Internacional

A Lego voltou a fazer das suas, que é como quem diz, a ser pioneira e a inovar. Depois de um set feito a partir de plantas de que até dei conta aqui no blog e do set Central Perk, uma versão Lego do café da série “Friends”, que celebrou em 2019 o 25º aniversário da sua estreia na tv, entre muitos outros, tudo oriundo da divisão Lego Ideas do Grupo, agora, o icónico fabricante de brinquedos lançou um kit oficial da estação espacial internacional.

Tendo consultado a NASA para o efeito, o conjunto de 864 peças inclui um modelo em escala da plataforma orbital, um bus espacial acoplável em miniatura, três mini naves espaciais de carga e duas figuras de astronautas que podem executar quaisquer reparos que precisem de ser feitos na representação do esforço colaborativo entre a NASA, a Roscosmos da Rússia, a ESA da Europa e a CSA do Canadá.

Tal conjunto mede mais de 20 cm de altura, 31 cm de comprimento e 49 cm de largura e é baseado no conceito de um fã da Lego. É de tal maneira realista que apresenta um braço robótico Canadarm2 e duas juntas rotativas que coincidem com oito painéis solares ajustáveis, para replicar a complexidade da estação espacial real que orbita a terra dezasseis vezes por dia. O set vem com um folheto de instruções ilustrado de 148 páginas, repleto de factos e informações interessantes sobre a própria estação espacial internacional e o fã que criou o design original para o conjunto chama-se Christoph Ruge.

Ruge tinha enviado o design original da estação espacial internacional definida depois de enviar outras tantas de modelos espaciais por meio da Lego ideas. Esta plataforma oferece aos fãs a oportunidade de enviarem as suas próprias criações de pequenos tijolos, com a hipótese de darem vida ao seu conceito e projecto com a ajuda de designers mestres da Lego e uma parceria dos lucros.

Ao fim de três anos, o design de Christoph foi eleito por meio de uma selecção especial para comemorar o 10º aniversário do programa Lego Ideas, que para além dos mencionados ao início, já viu muitos outros sets a chegarem através dos fãs, incluindo os Flintstones e o Steamboat no ano passado. Para criar o produto final, a Lego afirma ter consultado a NASA para obter todos os detalhes de forma correta. Graças ao programa Ideas, ambas as entidades têm sido colaboradoras frequentes nos últimos anos. Em 2017, a Lego lançou dois cenários inspirados na NASA, uma réplica do foguetão Saturn V e um conjunto de modelos em homenagem a algumas das primeiras pioneiras da agência espacial. Mais recentemente, a NASA ajudou a Lego com um conjunto de aparelhos lunares em homenagem ao 50º aniversário da missão Apollo 11.

Também testemunhámos que os tijolos de Lego continuam a se misturar com a cultura pop. Vários fabricantes de automóveis usaram os pequenos tijolos para criar réplicas em tamanho real dos seus carros. E a Fox tem programado estrear um reality show baseado na Lego no próximo mês, chamado Lego Masters, que colocará equipas de entusiastas a competir entre si para ver quem consegue obter as criações mais loucas e elaboradas.

Esta fantástica nova Estação Espacial Internacional Lego ideas estará disponível para aquisição a partir de 1 de Fevereiro.

Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor.