Legislativas2025: Portugueses da Europa escolheram dois Fernandes

José Manuel Fernandes pela AD e José Dias Fernandes do Chega foram os deputados eleitos pelo Círculo da Europa.
O Chega foi o partido mais votado pelos portugueses residentes no estrangeiro – tanto na Europa como no círculo do resto do mundo -, conseguindo 26,15% dos votos, mas mantendo o mesmo número de deputados eleitos por estes círculos: dois.
Os emigrantes escolheram, desta forma, o Chega e o PSD como os partidos dos quatro deputados eleitos pelos círculos da Europa (dois) e de Fora da Europa (dois). No seguimento deste sufrágio, foram eleitos pelo círculo da Europa José Manuel Fernandes (AD) e José Dias Fernandes (Chega).
O candidato da AD foi emigrante em França ainda criança, tendo regressado a Portugal para prosseguir os seus estudos. José Dias Fernandes, por seu lado, emigrou de Portugal para França já adulto onde se tornou empresário.
O Chega venceu pelo círculo da Europa, com 28,20% dos votos, sendo seguido pela coligação PSD/CDS (14,65%) e o PS (13,54%).
Dos 948.062 eleitores portugueses residentes na Europa, inscritos para votar, exerceram o seu direito 255.305, o que representa o melhor resultado de sempre em termos de participação.
No final de dois dias de contagem dos votos dos emigrantes, que decorreu na Feira Industrial de Lisboa (FIL), onde 150 mesas com sete elementos cada apuraram as escolhas dos portugueses residentes no estrangeiro, o Chega tornou-se o segundo partido em termos de representação parlamentar.
Após o apuramento dos votos destes 17 consulados nos círculos da emigração, a coligação PSD/CDS obtém 88 deputados, o Chega 60 e o PS 58.