De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Publireportagens

Lares Online: encontre soluções para uma terceira idade mais feliz

O Lares Online ajuda gratuitamente as famílias a encontrar serviços assistenciais para a terceira idade desde 2011 –  através do seu site e da sua Linha de Apoio – e nota que apesar da procura de ajuda por parte de famílias emigrantes junto do Lares Online sempre ter existido, o ingresso em residências seniores em Portugal está a ser cada vez mais encarado como uma “opção agradável e preventiva” e não tanto como uma “solução incontornável”.

Por um lado, segundo a assistente social do Lares Online, Joana Oliveira, “as diferenças linguísticas e culturais sentidas pelos emigrantes portugueses que residem em lares de idosos no estrangeiro podem remetê-los para situações de isolamento social que agravam situações de depressão e aceleram a progressão de quadros de demência, mas, a residência em estruturas residenciais em que os seniores conseguem integrar-se pode prevenir e ajudar a retardar o avanço desses mesmos quadros clínicos. As famílias estão cada vez melhor informadas e sabem disso”.

Por outro lado, o paradigma vigente nas estruturas residenciais para idosos em Portugal tem vindo a alterar-se, explica a CEO do Lares Online, Marina Lopes: “Hoje em dia a maioria das residências seniores que surgem em Portugal são pensadas para proporcionar uma terceira idade mais agradável e despreocupada: livre de tarefas domésticas. Mais tranquila e mais segura: na medida em que este tipo de residências realiza um acompanhamento médico e nutricional contínuo e adaptado às necessidades e evolução do estado de saúde de cada sénior. Mas também, mais feliz! Pois a realização de visitas ao exterior e a realização de atividades estimulantes na companhia de outros seniores com quem o idoso partilha as suas experiências geracionais e culturais ajudam-no a manter-se vívido e motivado”.

Com chegada da internet também passaram a existir plataformas informativas gratuitas sobre serviços assistenciais dedicados a seniores que ajudam as famílias emigrantes a conhecer e a selecionar previamente as instituições que são do seu interesse antes mesmo de visitarem Portugal.

“Mas a escolha de uma estrutura residencial sénior vai além da mera escolha de uma dada instituição. As famílias também procuram informar-se sobre acerca dos apoios sociais e das vagas existentes. Foi para dar resposta a essas necessidades que criámos a linha telefónica de apoio Lares Online, que visa informar as famílias acerca dos apoios sociais de que podem usufruir, das vagas disponíveis e daquilo que importa ter em conta quando se escolhe uma residência sénior” explica a CEO do Lares Online, Marina Lopes, que acredita que as possibilidades trazidas pela tecnologia vão fazer com que o número de famílias emigrantes que escolhem residências seniores em Portugal  à distância continue a aumentar.

Linha de apoio gratuita:

 +351 938 066 968 

geral@laresonline.pt

laresonline.pt