De que está à procura ?

Comunidades

José Dias Fernandes: “Pagamos impostos em Portugal todo o ano”

© Ricardo Silva / BOM DIA

José Dias Fernandes, atual deputado eleito pela Europa nas listas do Chega em 2024 é de novo o cabeça de lista do partido e esteve presente no debate promovido pelo BOM DIA, no âmbito das eleições legislativas de 2025, que colocou frente a frente os partidos Chega, Volt Portugal, Bloco de Esquerda, CDU, AD, Partido Liberal Social e RIR.

José Dias Fernandes insistiu na importância do voto eletrónico, tendo declarado que foi “um dos primeiros a levá-lo à Assembleia da República”. O deputado do Chega insistiu em alguns temas, nomeadamente o ensino da língua, a dupla tributação e destacou dois impostos: “a taxa de lixo e água que pagamos todo o ano”, mas inquieta-se igualmente com aquilo que considera ser um entrave à circulação de pessoas e bens, o facto de um emigrante não poder ter um carro em Portugal mais de seis meses.

O Chega fala, no seu programa de “responsabilidade nacional pela emigração”. O partido que representa José Dias Fernandes considera que “os portugueses da diáspora constituem parte integrante da nação portuguesa e são um dos seus mais preciosos ativos”.

Nesse sentido, o partido pretende criar um Ministério das Comunidades Portuguesas que definiria a “política sectorial para as comunidades portuguesas teremos, a título de exemplo, que os pontos de contacto entre os emigrantes e o Estado português deixarão de ser os consulados para passarem a ser espaços de apoio ao emigrante a abrir em todas as cidades onde a comunidade portuguesa, cumulativamente, seja superior a 30.000 habitantes e conte mais de vinte mil eleitores”. O Chega quer ainda que o recrutamento para estes postos da função pública seja prioritariamente feito entre os portugueses emigrantes, habitantes na região, ou no país em questão.

O BOM DIA colocou a todos os participantes no debate cinco questões de atualidade na emigração portuguesa à qual foram pedidas respostas sem comentários: sim, não ou talvez. O cabeça de lista do Chega respondeu assim:

1 – É a favor do voto eletrónico nos círculos da emigração? SIM
2 – É a favor do Programa Regressar? SIM
3 – Defende mais deputados para os círculos da emigração? SIM
4 – É a favor da gratuitidade do Ensino de Português no Estrangeiro? SIM
5 – Defende um regime fiscal exclusivo para antigos emigrantes regressados? SIM

São 18 os partidos que apresentam listas pelo círculo da Europa e todos foram convidados pelo BOM DIA para dois debates organizados segundo a ordem do boletim de voto no Círculo da Europa. 

O primeiro debate teve lugar esta terça, 29 de abril, enquanto que o segundo aconteceu dia 2 de maio, com Livre, Partido Popular Monárquico, Alternativa Democrática Nacional, Pessoas Animais Natureza e Partido Socialista.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA