De que está à procura ?

Comunidades

João de Melo: Emigração portuguesa caracteriza a nossa história

Entrevistado pelo BOM DIA, o escritor João de Melo evidenciou a importância que atribuiu à diáspora e o lugar central que esta ocupa na sua obra. “O fenómeno da emigração portuguesa caracteriza a nossa história contemporânea”, declarou o autor.

“Eu próprio sou emigrante em Lisboa, porque sou açoriano mas vivo em Lisboa há muitos anos”. A diáspora açoriana ocupa um lugar central no universo literário do escritor português, “dediquei-me mais ao tema da emigração para a América” diz, justificando que é o que conhece melhor.

O título da sua obra “Gente Feliz com Lágrimas” leva-o a falar da diáspora açoriana como uma história de dificuldades mas também de sucesso, “os açorianos são tradicionalmente bem-sucedidos em países prósperos como a América e o Canadá, e raramente regressam”.

Os efeitos deste fenómeno no arquipélago não lhe passam despercebidos, “eu assisti ao despovoamento dos Açores” relata João de Melo, lembrando que “perto de um milhão de açorianos e descendentes está fora, no Canadá, na América, na Venezuela e no Brasil”.

TÓPICOS