Irlanda recebe exibição do documentário “Herdeiros de Saramago”

Dia 9 de abril, às 16h00, a School of Education da Maynooth University, na Irlanda, será palco da exibição do documentário “Herdeiros de Saramago”. A sessão irá destacar os escritores Gonçalo M. Tavares (Portugal) e Ondjaki (Angola), dois dos nomes mais influentes da literatura lusófona contemporânea.
O prémio Literário José Saramago, criado um ano após a atribuição a Saramago do Nobel da Literatura, consagra o talento de autores com menos de 40 anos. São eles os “Herdeiros de Saramago”, protagonistas desta série documental com autoria de Carlos Vaz Marques, realização de Graça Castanheira e produção da Midas Filmes.
O documentário traça um retrato de escritores que, de alguma forma, seguiram a herança literária do Prémio Nobel da Literatura português, explorando os seus estilos, temáticas e impacto na literatura de língua portuguesa. Gonçalo M. Tavares (distinguido pela obra Jerusálem, em 2005) e Ondjaki (distinguido pela obra Os Transparentes, em 2013) são dois autores reconhecidos internacionalmente, com obras traduzidas para várias línguas e distinções literárias de relevo.
O evento insere-se numa estratégia de promoção da literatura portuguesa e da língua portuguesa na Irlanda, aproximando o público académico e a comunidade lusófona da riqueza da produção literária contemporânea.

A iniciativa, promovida pela Embaixada de Portugal em Dublin em parceria com a School of Modern Languages, Spanish & Latin American Studies of Maynooth University, conta ainda com o apoio do Camões, I.P. A entrada é gratuita (sendo a lotação limitada), mediante reserva de bilhete na plataforma digital Eventbrite.