De que está à procura ?

Portugal

Investigadores portugueses criam psicólogo virtual gratuito

© DR

Uma equipa de psicólogos portugueses está a desenvolver um programa de Inteligência Artificial (IA) que visa oferecer apoio psicológico gratuito a pessoas com perturbações de ansiedade, depressão e outras questões emocionais. O agente virtual (chatbot), chamado Roomie, simula consultas de psicoterapia e estará disponível até ao final do ano.

O sistema, da autoria da RUMO, uma plataforma portuguesa dedicada à saúde mental, apresenta um agente virtual especializado no apoio psicológico que está a ser criado para aumentar o acesso a cuidados de saúde mental. O Roomie poderá interagir através de texto ou voz, fornecendo aconselhamento baseado em princípios científicos e diretrizes de psicologia clínica.

O assistente virtual foi desenvolvido para acompanhar a prática dos profissionais de saúde mental, e é capaz de compreender a linguagem humana, incluindo nuances emocionais, ironias e complexidades. Com um núcleo especializado em temas como ansiedade, stress e depressão, a plataforma permite aos utilizadores explorar emoções e aceder a recursos práticos relacionados com a saúde mental.

Francisco Valente Gonçalves, psicólogo clínico e diretor da RUMO, afirma em comunicado: “A nossa missão é tornar a saúde mental mais acessível para todas as pessoas. Com o Roomie, damos um bom primeiro passo, de forma ética e segura, aliando a tecnologia às reais necessidades de quem está em consulta, sem nunca esquecer a importância do cuidado humano. Esta ferramenta não substitui a relação humana, que é o coração da psicoterapia, mas serve como um complemento ao trabalho de psicólogos e profissionais de saúde mental”.

O Rommie surgiu a partir de um estudo realizado pela equipa da RUMO, envolvendo mais de 200 participantes ao longo de um ano e meio, e foi apresentado no 6.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses. O estudo realçou o potencial dos grandes modelos de linguagem (LLM) na área da saúde mental.

“A interação com o Roomie é segura, confidencial e anónima. No entanto, a ferramenta foi projetada para identificar da melhor forma posível potenciais situações de emergência e redirecionar o utilizador para contactos de apoio humano, promovendo segurança e bem-estar.”, pode ler-se no site dedicado ao programa.

Para as comunidades portuguesas no estrangeiro, esta inovação pode representar uma alternativa complementar acessível e em língua portuguesa para lidar com desafios emocionais longe do país de origem. Como é sabido, muitos emigrantes enfrentam dificuldades de adaptação, solidão e barreiras linguísticas no acesso a serviços de saúde mental nos países onde residem. Ter uma ferramenta que permite obter algum apoio psicológico na própria língua e a qualquer hora do dia pode ser um recurso complementar valioso.

De acordo com o jornal Expresso, apesar dos benefícios, especialistas alertam para os riscos associados ao uso de IA na psicoterapia, nomeadamente a falta de empatia e a ausência de um profissional humano que possa avaliar casos mais complexos. Assim, o “Roomie” pretende ser um complemento à terapia tradicional e não um substituto dos psicólogos e psiquiatras.

O programa está atualmente em fase de testes e será lançado de forma gratuita, numa tentativa de democratizar o acesso à saúde mental, adianta o referido jornal.

Acrescente-se que a RUMO foi criada em 2017 com a missão de oferecer serviços e promover a literacia na área da saúde mental.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA