De que está à procura ?

Lifestyle

Investigadores portugueses colaboram em estudo europeu para prevenir futuras pandemias

© DR

O Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S), da Universidade do Porto, está a colaborar num projeto internacional que visa preparar a Europa para futuras pandemias. A iniciativa tem como objetivo o desenvolvimento de uma vacina contra vírus propagados por mosquitos, contando com a participação de cientistas portugueses entre as equipas de investigação envolvidas.

O Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S) tem uma vasta experiência e conhecimento em infeções transmitidas por mosquitos e o referido projeto tem como objetivo desenvolver uma vacina contra vírus transmitidos por estes animais. A estratégia passa por analisar a saliva do mosquito.

De acordo com a SIC Notícias, o projeto, co-financiado por fundos europeus, envolve 11 parceiros e reúne especialistas de áreas como virologia, imunologia, biotecnologia e saúde pública de oito países, incluindo os Estados Unidos.   

Em 2028 deverá terminar a fase pré-clínica e espera-se que os resultados possam ajudar a União Europeia e o resto do mundo no caso de possíveis e futuras pandemias.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA