De que está à procura ?

Portugal

Fam Foundation distingue cientista portuguesa por estudo sobre corais

Teresa Cerqueira, investigadora © DR

A investigadora Teresa Cerqueira, do Instituto de Investigação em Ciências do Mar – OKEANOS da Universidade dos Açores, foi distinguida com uma bolsa do Fam Foundation Grant 2024/25 pelo seu trabalho sobre corais de águas frias.

O prémio, no valor de 25 mil euros, reconhece a importância da investigação desenvolvida nesta área e o contributo para o mapeamento da biodiversidade marinha a profundidades superiores a 200 metros.

Intitulado “The Azores: A Coral biodiversity hotspot and a coldspot of genomic information”, o projeto centra-se na identificação taxonómica dos corais de águas frias e visa clarificar a identidade dessas espécies, contribuindo para o mapeamento da biodiversidade bentónica na região.

“Estas espécies ainda estão vivas e têm milhares de anos. Estamos a tentar saber mais sobre elas, reconhecendo que o seu papel é fundamental para os oceanos”, explicou a investigadora à RTP Açores, sublinhando a relevância de aprofundar o conhecimento sobre os ecossistemas de grande profundidade.

O referido estudo foi um dos cinco vencedores entre mais 50 candidaturas, evidenciando o reconhecimento internacional da investigação científica portuguesa. No entanto, a investigadora alerta para os desafios enfrentados pelo setor. “É importante valorizar a ciência, que em Portugal tem um subfinanciamento crónico. Precisamos de investimento a longo prazo”, defendeu.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA