De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Motores

Hyundai i20: mais atraente e com novos argumentos

Estivemos em Frankfurt para conhecer o novo Hyundai i20 e i20 Active. O utilitário coreano está agora mais atraente e reúne novos argumentos que o colocam melhor relativamente ao preço e ao equipamento no segmento.

Começando pelo aspeto exterior, o Hyundai i20 tem algumas alterações notáveis e outras em que é necessário estarmos mais atentos para as perceber, contudo, ficou de um modo geral mais bonito e atraente. Apesar das alterações mantém-se as três carroçarias: cinco portas, coupé e Active.

Nota-se uma alteração notável ao nível do para-choques dianteiro, com entradas de ar maiores e uma nova grelha em cascata que oferece ao i20 um aspeto mais desportivo e elaborado.

Na traseira, o novo para-choques tem uma aplicação plástica ao centro, a matrícula deixou de estar no para-choques traseiro e passou para a tampa da bagageira que também sofreu alterações.

É de salientar as dez cores disponíveis para a carroçaria e cerca de 17 combinações que permitem escolher puxadores das portas cromados, tejadilho preto ou panorâmico como opção e os novos farolins LED. Nesta nova versão há também novas jantes de 15 e 16 polegadas.

O Hyundai i20 Active também não escapou a algumas alterações ao nível do design, uma vez que conta agora com novos farolins LED, para-choques traseiro redesenhado e tampa da bagageira também com algumas alterações. As jantes são de 17 polegadas e tem um estilo redesenhado.

No interior há novos acabamentos e novas cores, é possível ter pesponto no volante, costuras dos assentos, tabliê e painéis das portas em azul, vermelho, cinzento azulado ou preto especial.

O Hyundai i20 passa a ter disponível nas versões mais altas, volante aquecido e assentos aquecidos. A bagageira mantém-se nos 326 litros sendo uma das maiores do segmento.

Em toda a gama i20, o sistema de infotainment tem direto a um ecrã de sete polegadas. O que distinguirá algumas versões é o facto das mais altas ou intermédias terem navegação e as versões mais baixas não. Podemos ainda escolher entre quatro novos sistemas relacionados com o som, temos Android Auto e Apple CarPlay, mesmo nas versões sem sistema de navegação.

As versões sem sistema de navegação contam apenas com uma entrada USB, enquanto as versões com sistema de navegação tem todo um conjunto de serviços conectados e duas entradas USB.

Há novidades também no campo da segurança. O Hyundai i20 beneficia com o novo pack “Smart Sense” de aviso de transposição involuntária de faixa com correção de volante, travagem ativa de emergência, aviso de fadiga do condutor e ainda luzes de máximos automáticas.

No que toca ao comportamento a Hyundai realizou “upgrades” ao nivel da direção que a tornaram 10% mais rigida, embora não seja muito.

Tivemos oportunidade de testar a nova direção num circuito de slalom com prova de esquiva em piso extremamente escorregadio e conseguimos perceber que para além da direção estar mais firme, também se encontra mais direta, oferecendo um melhor feedback da estrada.

No que toca às motorizações, há apenas duas e deixa de haver motores diesel, o motor 1.1 CRDi deixa de fazer parte da gama Hyundai i20. Passamos a ter apenas o motor 1.0 Turbo GDI de 100cv com caixa manual de 5 velocidades ou o motor de 120cv com caixa manual de 6 velocidades disponíveis nas versões 5 portas, Active e Coupé e temos o motor 1.2 litros MPi com 2 níveis de potencia cujo motor de 75cv só está disponível na versão de 5 portas e o motor 1.2 MPi de 84cv está disponível nas versões de 5 e 3 portas apenas. Chamamos a atenção para o facto do motor 1.0 Turbo GDI de 120cv só estar disponível por encomenda.

A grande novidade também é a caixa automática de dupla embraiagem com sete velocidades que está disponível apenas no motor 1.0 Turbo GDI de 100cv e 120cv.

Testámos o Hyundai i20 na “autobahn” e podemos dizer que os consumos mesmo a uma velocidade mais elevada, não se alongam por ai além. Testámos o motor 1.0 Turbo GDI de 120cv de potência que conseguiu médias de 6 litros aos 100km/h.

MAIS MOTORES EM CAR ZOOM