De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Colunistas

HISTÓRIA das PALAVRAS com HISTÓRIA: setembro, outubro, novembro e dezembro

Como vimos em anteriores artigos, os nomes dos meses em português têm origem nos respectivos nomes em Latim, estes por sua vez escolhidos pelos Romanos para honrar deuses ou homenagear imperadores, como no caso dos meses de julho e agosto. Os nomes dos últimos quatro meses do ano divergem deste princípio.

Efectivamente, setembro, outubro, novembro e dezembro têm nomes que correspondem pura e simplesmente à sua posição no calendário romano, cujo primeiro mês era março.

Assim, embora setembro seja o nono mês no calendário gregoriano – o calendário europeu oficialmente seguido pela maior parte dos países, pelo menos no Ocidente – era sétimo no calendário romano, daí chamar-se “September” (de “septem”, sete).

O mesmo critério se usou para os restantes três meses do ano. Outubro, décimo mês do calendário gregoriano chamava-se “October” (de “octo”, oito) no calendário romano. Novembro era “November” (de “novem”, nove). E dezembro era “December” (de “decem”, dez).

Relativamente ao mês de dezembro, existem testemunhos do uso do nome já em 1119, mas o nome só se impôs como 12° mês realmente a partir do século XVI, quando o Papa Gregório XIII decretou em 1582 que o ano começaria a 1 de janeiro em todos os países cristãos e adoptou, assim, o calendário que tem o seu nome – o calendário gregoriano.

Dulce Rodrigues

http://about.me/dulcerodrigues

www.dulcerodrigues.info

www.facebook.com/author.dulce.rodrigues

www.barry4kids.net

Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor.