De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Colunistas

HISTÓRIA das PALAVRAS com HISTÓRIA: Agosto

O nome em português deste mês tem origem no seu equivalente latino Augustus. No início, os Romanos chamavam a este mês Sextilis, visto ser o sexto (de sextus) a partir de março, o primeiro mês do calendário romano, de que já falámos num artigo anterior.

À semelhança do que aconteceu com o nome inicial do mês de julho*, Quintilis, mudado posteriormente para Julius, também o antigo mês Sextilis passou a chamar-se Augustus, em homenagem ao imperador romano Gaius Iulius Caesar Octavianus Augustus, geralmente conhecido como Octávio. Essa mudança de nome ocorreu no ano 8 a.C. (ano 746 da fundação de Roma) através do plebiscito Lex Pacuvia de Mense Augusto.

No primitivo calendário romano, os meses Sextiles e Quintilis (actuais meses de agosto e  julho) tinham somente 30 dias. Durante o período republicano, julho passou a ter 31 dias e agosto 29. Há certa controvérsia relativamente a quem determinou, mais tarde, que o mês de agosto passasse a ter também 31 dias: uns dizem que foi Júlio César quando da reforma juliana do calendário; outros afirmam que foi Octávio Augusto, para igualar o número de dias do seu mês ao do mês dedicado a Júlio César. As fontes históricas existentes apontam, todavia, para que tenha sido quando da reforma juliana do calendário.

Dulce Rodrigues

http://about.me/dulcerodrigues

www.dulcerodrigues.info

www.facebook.com/author.dulce.rodrigues

www.barry4kids.net

 

 

Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor.