De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Colunistas

HISTÓRIA das PALAVRAS com HISTÓRIA: Abril

Geralmente associado com a estação da Primavera no Hemisfério Norte e com o Outono no Hemisfério Sul, abril é o quarto mês do ano e o primeiro a ter 30 dias, tanto no actual calendário gregoriano como também no antigo calendário romano.

Aprilis ou mensis Aprilis, como os Romanos chamavam a este mês, era dedicado a Vénus, deusa do amor e da paixao, e era marcado por vários festivais ligados a aspectos da vida rural. A Veneralia (Venerália) era a festa dedicada a Vénus e realizava-se no primeiro dia do mês.

A etimologia do nome deste mês tem desde sempre levantado questões. Uma teoria afirma que tem origem no verbo aperire, que em Latim significa “abrir” – o que pode ser uma referência ao facto de que durante o mês de abril, no Hemisfério Norte, muitas árvores e plantas estão em flor, i.e. “abrem” as suas flores.

Outra hipótese sugere que, como os Romanos geralmente dedicavam os meses a deuses e deusas e Aprilis era dedicado a Vénus, a palavra seria derivada do nome da sua equivalente grega, a deusa Afrodite, ou até mesmo do nome desta em etrusco, Apru. No seu poema “Fasti” sobre o calendário romano, o poeta Ovídio também defende a etimologia da palavra no nome da deusa grega.

Há ainda quem apresente uma etimologia alternativa, propondo apricus (cheio de sol, solarengo) como origem do nome.

Qualquer que seja a etimologia do nome, o almanaque rural romano elegeu Vénus como a divindade tutelar do mês de abril, um mês que celebra o renascer da Natureza…

Dulce Rodrigues

http://about.me/dulcerodrigues

www.facebook.com/author.dulce.rodrigues

www.dulcerodrigues.info

www.barry4kids.net

Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor.