De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Portugal

Guimarães prepara centro de rastreio ao Covid-19

O presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, anunciou esta semana que na quinta-feira começará a funcionar no concelho uma unidade de rastreio para despistagem da Covid-19.

Segundo o autarca, o funcionamento da unidade está a ser concertado com a Administração Regional de Saúde do Norte.

A unidade será instalada no Multiusos de Guimarães e funcionará “nos mesmos moldes” das que já funcionam em Braga, Porto e Vila Nova de Gaia.

O anúncio foi feito durante a reunião do executivo, que pela primeira vez se realizou por videoconferência, no âmbito do estado de emergência decretado em Portugal por causa da Covid-19.

Domingos Bragança reiterou que vai ser feito um reforço orçamental da Proteção Civil em 01 milhão de euros, para implementação do Plano de Ação Extraordinário do Município de Guimarães, de forma a que “nada falhe na assistência à população no combate à propagação do coronavírus”.

No âmbito da ação concreta, o presidente da Câmara de Guimarães referiu ser “prioritária” a atenção a prestar aos lares de idosos do concelho, para verificar a adequação dos seus planos de contingência e garantir a segurança de todos os seus utentes.

Anunciou a criação de um Gabinete de Crise para a Economia, a operar regionalmente no âmbito das comunidades intermunicipais do Ave e do Cávado, que seja capaz de implementar medidas de apoio económico às empresas.

O autarca garantiu ainda o apoio aos alunos que necessitem de material tecnológico para ensino à distância e cuja situação económico-financeira o justifique.