De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Lifestyle

Gémeos Sampaio: de França para a criação de sapatos em Felgueiras

São gémeos e, em 2007, pela mão da agência Central Models estrearam-se em Milão, num desfile da Dolce & Gabanna. Em 2019 voltaram à cidade italiana para apresentar a Deux Sampaio, que marca a sua estreia pelos próprios pés no mundo do calçado.

“Começamos a pensar nisto há três anos. Estávamos a viver nos Estados Unidos e voltamos para Portugal pelos sapatos. Mas a nossa ideia é desenvolvermos um projeto a longo prazo e termos uma marca completa, para usar da cabeça aos pés”, diz Kevin, o gémeo que conheceu Madonna nas filmagens do videoclip Bitch I´m Madonna e esteve ao seu lado quando a cantora celebrou 57 anos.

Os primeiros passos desta aposta dos gémeos Kevin e Jonathan Sampaio no mundo do calçado, apresentados na Micam, a maior feira de calçado do mundo, assentam numa variação de cinco modelos desportivos.

Habituados a calçar o número 45, já tiveram de encontrar forma de caminhar com elegância com sapatos maiores do que o seu pé e já “sofreram muitas vezes” a desfilar com modelos tamanho 42, por isso sabem “a importância de ter os pés bem assentes no chão e confortáveis” e querem refletir isso na sua coleção focada no segmento desportivo, para chegar ao mercado com um preço médio de venda ao público de €200.

E onde fazem os sapatos? Em Felgueiras, naturalmente. Filhos de emigrantes, nasceram em França, mas mudaram-se para Portugal aos 5 anos e dizem ter em Felgueiras a sua “terra” apesar de terem passado os últimos 10 anos em Nova Iorque. Agora estão por Portugal, mas irão viver uns meses em Itália já de seguida e quererem voltar aos EUA quando este projeto estiver afinado, até porque acreditam ter do outro lado do Atlântico “um mercado alvo de grande potencial para explorar e muitas portas para abrir”.

Na verdade, o projeto dos dois Sampaio no mundo dos negócios também já está em marcha em mais duas frentes, nas camisas, numa parceria com a Triple Marfel, e nos vinhos, onde se juntaram à Quinta da Lixa num Alvarinho. E mais uma vez, nos dois casos, optaram por empresas de Felgueiras, numa escolha assumida para reforçar as suas raízes e potenciar “o saber fazer” local.

Numa fileira que criou 238 marcas desde 2010, 24 das quais no ano passado, a Deux Sampaio vem confirmar que esta dinâmica pode continuar e há gente nova a chegar ao calçado.