De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Lifestyle

Galeria de Arte em Barcelos expõe pinturas de Maria Keil

Uma exposição sobre o processo criativo da pintora e ilustradora portuguesa Maria Keil (1914—2012), com obras inéditas, foi inaugurada esta terça-feira na Galeria Municipal de Arte, em Barcelos, distrito de Braga.

“O Processo Criativo de Maria Keil” abarca o percurso criativo de Maria Keil, com a apresentação de inéditos do seu espólio pessoal, de acordo com a organização.

Maria Keil é reconhecida pela crítica como tendo contribuído grandemente para o processo de mudança operada na arte portuguesa no século XX.

Com uma obra extensa e plena de diversidade, Maria Keil pertence à segunda geração de pintores modernistas, e a arte e a intervenção cívica marcaram o seu percurso, pois foi uma artista defensora de valores democráticos e progressistas.

Reconhecida como um dos nomes mais emblemáticos da História da Arte Contemporânea portuguesa, criou uma vasta obra nas áreas de pintura, desenho, ilustração, azulejaria, design gráfico, artes decorativas, tapeçaria e também no teatro, através de figurinos e cenografia.

Esta mostra resulta de uma parceria entre o Município de Barcelos e o Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), no ano em que aquela instituição comemora 25 anos de existência, e estará patente até 17 de novembro.

Em 2013, em vésperas do centenário de Maria Keil e na passagem dos 80 anos da sua carreira, a exposição antológica “Maria Keil – De Propósito, Obra Artística”, organizada pelo Museu da Presidência da República, no Palácio da Cidadela de Cascais, cumpriu depois uma itinerância pelo país, dando origem ao catálogo homónimo, que atravessa as diferentes áreas de intervenção da artista.

A ministra da Cultura, Graça Fonseca, vai estar presente hoje, na inauguração da exposição “O Processo Criativo de Maria Keil”.