Gala premiou personalidades e projetos de destaque no Reino Unido

A 8ª Gala do jornal As Notícias e da RTV Lusa selecionou algumas dezenas de personalidade e instituições que se destacaram no ano de 2024 e premiou-as este fim-de-semana em Londres.
Inicialmente uma organização do jornal As Notícias, “esta oitava gala foi reforçada pela parceria com a Rádio TV Lusa”, disse ao BOM DIA João de Noronha que considera que o evento “conseguiu chegar, de uma forma perfeita e desprendida, a todos os nossos representantes, tanto na orla dos negócios, da arte, representação, ciência, desporto e movimento associativo”.

Os anfitriões, João de Noronha e Pedro Xavier, delegaram a apresentação a Luís Almeida, sócio do jornal As Notícias, que apresentou os nomeados, tendo os prémios sido entregues por distintas personalidades presentes no restaurante Lusitânia, em Londres.

Os premiados pela gala foram Gabriel Fernandes, o FC Lusitanos, a Associação Cultura Popular, a Anglo-Portuguese School, o projeto The Portuguese Offer, Mónica Ferro (Nações Unidas), Manuel Costa (construtora M H Costa), Alfredo Correia (Festival Português de Peterborough), Susana Lopes (Inspiration Trust de Thetford), José Silva (Tuga Foods), Diogo Martins (Wellcome Trust), Domingos Cabeças (Neto’s Recruitment Centre), Inês Fernandez, Bruno Manteigas (Agência Lusa) Óscar Cordeiro (CNN e DAZN) e o BOM DIA, através de Raúl Reis.

Além da presença de José Cesário, Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, estiveram na 8ª Gala os embaixadores de Portugal no Reino Unido, Nuno Brito e Luis Ferraz, da Direção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas, além do cônsules gerais de Portugal em Londres e Manchester. Participaram também no evento os deputados do Partido Socialista, Paulo Pisco e do Chega, José Dias Fernandes, ambos eleitos pelo círculo da Europa e as autarcas m Suton, Isabel Araújo (Suton) e Carla Barreto (Thetford), assim como os conselheiros das comunidades portuguesas, António Cunha, Duarte Fernandes e Pedro Xavier.

A gala teve o apoio da Direção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas do Ministério dos Negócios Estrangeiros, assim como o patrocínio dos bancos Santander, Caixa Geral de Depósitos e Millenium BCP.